Casa cheia, clima de decisão e um Flamengo que só depende de si para seguir sonhando com o tetra
Nesta quarta-feira (28), às 21h30, o Rubro-Negro recebe o Deportivo Táchira, no Maracanã, pela sexta e última rodada da fase de grupos. Com oito pontos e ocupando a segunda colocação do Grupo C, chegou a hora do Flamengo decidir seu destino na Liberta, e a “decisão” contará com diversos canais de transmissão: em TV aberta com a Globo (exceto os estados de São Paulo e Paraná), em TV fechada com a ESPN e no streaming através do Disney+.
Uma vitória simples basta para o Mais Querido avançar sem depender de ninguém. Com isso, a equipe chegaria aos 11 pontos, assegurando no mínimo a segunda colocação do grupo e podendo até assumir a liderança — dependendo do que acontecer no confronto paralelo entre LDU e Central Córdoba, no Equador. Se os equatorianos vencerem os argentinos e o Fla também sair com os três pontos, haverá empate triplo com 11 pontos, e o saldo de gols definirá as posições. Quanto maior a vitória sobre o Táchira, maiores as chances de liderança.
Por outro lado, um empate ainda pode servir, desde que a LDU não vença o Central Córdoba. Em caso de derrota, o Flamengo depende de uma improvável combinação para não ficar de fora da fase eliminatória. O clima, portanto, é de tensão controlada, mas com a confiança de quem chega em alta.

Após vencer a LDU e o Palmeiras nos dois últimos jogos, o time de Filipe Luís parece ter reencontrado o equilíbrio. Os laterais, inclusive, foram protagonistas nas últimas rodadas. Alex Sandro, convocado por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira, teve atuação impecável no Allianz Parque. Ayrton Lucas, por sua vez, saiu do banco e marcou o gol que selou a vitória rubro-negra. Wesley, outro nome chamado pela Seleção, retorna de suspensão e deve ser titular nesta noite decisiva.
Com um elenco pressionado fisicamente pela maratona de jogos, o treinador deve repetir parte da base que vem dando conta do recado. Por outro lado, segue com desfalques importantes: Allan, De La Cruz, Pulgar, Gonzalo Plata e provavelmente Gerson, que ainda é dúvida por inflamação no joelho. A boa notícia é a versatilidade que Varela vem apresentando, mesmo improvisado como volante, foi elogiado por Filipe Luís após sua atuação no último jogo.
A provável escalação do Flamengo tem: Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Evertton Araújo e Varela (Gerson); Luiz Araújo, Arrascaeta e Bruno Henrique (Michael); Pedro.
Do lado venezuelano, o Deportivo Táchira chega ao Maracanã apenas para cumprir tabela, com desfalques de Tamiche e Carlos Sosa, suspensos. A provável escalação da equipe visitante tem: Jesús Camargo; Rosales, Boscan, Quintero, Maidana e Calzadilla; Fioravanti (Requena), Cova e Saggiomo; Jesús Duarte e Bryan Castillo (Cano).

Parece até filme repetido, mas não! A Nação Rubro-Negra, como sempre, promete fazer sua parte. Até a última parcial, na véspera do jogo, mais de 59 mil ingressos já haviam sido vendidos. Com a expectativa de mais um Maracanã lotado, o clima é de decisão, e a Camisa 12 costuma responder à altura.
A última vez que o Flamengo entrou em campo pela Libertadores diante da torcida, contra a LDU, mais de 61 mil estiveram presentes para empurrar o time e é esse o clima se espera novamente. Quando o Flamengo entra em campo no Maracanã a atmosfera sempre é diferente, o torcedor sabe: não é ‘só’ futebol. O objetivo é claro: a classificação. Mas se puder ser com show, melhor ainda.
Por Rayanne Saturnino
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo