Ferraram o Dragão


Em jogo com desempenho abaixo do esperado, o América de Natal é superado pelo Ferroviário, no PV

O América de Natal encarou a segunda derrota na primeira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, após ser vencido pelo Ferroviário-CE, no Estádio Presidente Vargas, o PV, na capital cearense. A partida, válida pela sexta rodada da competição, teve início às 17h30 do domingo (25), encerrou com o placar de 1 a 0 para o time da casa e deixou o grupo A3 todo embolado.

Foto: Edmário de Oliveira

O Santa Cruz-PE disparou na primeira posição do grupo, com 16 pontos, e está fora de perigo, porém do segundo ao sexto colocado a diferença é de apenas 3 pontos. Isso quer dizer que a próxima rodada promete muita reviravolta na tabela da competição. Mesmo com a derrota, o Mecão se manteve na vice-liderança, mas agora empatado com o Central-PE, com 10 pontos. Já o Ferrim garantiu seu ingresso no G4, com 9 pontos, e reacendeu a chama da esperança pela classificação.

Pouco antes do início da partida, outro desfalque foi apresentado, além de Henrique e Thiaguinho, mencionados no pré-jogo aqui na coluna. Salatiel apresentou um quadro de infecção intestinal e foi cortado da disputa. No início do jogo o América de Natal dominou a partida, deixou o time cearense nas cordas e iludiu a torcida, que ficou achando que tudo iria dar certo. Puro golpe. Após cerca de quinze minutos de muita pressão alvirrubra, o ímpeto diminuiu e os erros começaram a ser evidenciados.

A falta de Salatiel acendeu um alerta para a necessidade de um olhar mais cuidadoso para o ataque, a fim de evitar uma “salatieldependência”. Thailor, que entrou em seu lugar, foi pouco efetivo trabalhando com a bola e não soube aproveitar as oportunidades trazidas por Ricardo Luz, que estava em mais um jogo inspirado. Davi Gabriel, na lateral, voltou a se mostrar um defensor temerário, com uma marcação lenta e cheia de brechas. Seu lugar, definitivamente, é no ataque, como ponta – papel que desempenha muito bem.

Aos 20 minutos, após um erro de passe no meio-campo, Bryam recuperou a bola para o Tubarão da Barra, tocou para Ramires, que fez um belo lançamento para Felipe Cruz, que, dentro da grande área e sem qualquer resistência da defesa do América, escolheu o canto e chutou rasteiro direto para o gol, sem chance para Renan Bragança, abrindo o placar para o time mandante. 

E daí para a frente foi só para trás. O América ficou perdido em campo, irreconhecível. Longe daquele time entrosado, com transições rápidas e triangulações. O meio-campo até tentou, mas esse jogo definitivamente não era para ser nosso. A partida ficou truncada, era chutão para todo lado e, claro, faltas e cartões foram distribuídos. Um deles para um dos nossos jogadores pendurados. Após levar o terceiro cartão amarelo, Guilherme Paraíba está fora do jogo contra o Sousa, na próxima rodada.

O segundo tempo começou com uma mudança que não surtiu muito efeito: saiu Thailor para a entrada de Giva. Na prática, o América seguia apático, errando passes e transições, sem se impor na marcação e na recuperação da bola. O Ferroviário voltou ainda ofensivo, oferecendo risco já aos 5 minutos, após Ciel chutar uma bomba do início da grande área. 

Com a vitória já bem encaminhada, o Tubarão da Barra recuou – após os 20 minutos da etapa complementar – e o América pôde crescer na partida, porém sem efetividade. A chance mais clara foi aos 25 minutos, após Romarinho acertar a trave e mostrar que, realmente, esse não era o dia do Mecão. Sem muitas emoções até o fim do jogo, a partida encerrou com a vitória do time mandante pelo placar mínimo.

O América volta a campo no próximo domingo (01), às 16h30, na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal, onde irá enfrentar o Sousa-PB, pela sétima rodada, a última do turno. As derrotas aceitáveis já passaram. Agora o Mecão tem que organizar a casa, repensar as estratégias, avaliar os erros e curar a infecção intestinal de Salatiel, para que o América possa enfrentar o Sousa, em casa, e oferecer à torcida o que ela merece: um bom jogo.

Por Carmen Gabrielli

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se