Com o embalo de quem sonha alto e o rival afundado em desconfiança, a noite promete ser azul em Fortaleza
A bola vai rolar no calor do estádio Castelão em Fortaleza. O Cruzeiro entra em campo neste domingo (25), às 20h30, para defender uma sequência que já virou combustível de confiança: são oito jogos sem perder de um time que se reencontrou com sua grandeza e agora mira firme o topo da tabela. Do outro lado, o Fortaleza tenta juntar os cacos após uma dura eliminação para o modesto Retrô, pela Copa do Brasil. É o choque de dois mundos: a Raposa, em alta e com moral, o Leão do Pici, pressionado e tentando reencontrar o rumo.

Histórico que fala azul
Quando o duelo é no Castelão, o Cruzeiro costuma gostar. Em nove confrontos como visitante diante do Fortaleza, foram quatro vitórias celestes, contra apenas duas dos mandantes e três empates. No último embate em solo cearense deu empate, mas agora o momento é outro.
No total, o histórico é ainda mais favorável: 17 jogos, oito vitórias do Cruzeiro, quatro dos cearenses e cinco igualdades. São 19 gols cruzeirenses, contra 11 do Tricolor. A escrita está do nosso lado e o elenco sabe disso.
Raposa embalada, torcida sonhando alto
Terceiro lugar no Brasileirão, futebol sólido, defesa consistente, ataque cirúrgico e um time cada vez mais com a cara de Leonardo Jardim. O Cruzeiro chega leve, confiante e com sede de mais. A sequência de invencibilidade não é acaso: são seis vitórias e dois empates que colocam a Raposa entre os favoritos ao título neste momento da competição.
Para este duelo, o técnico pode ter os retornos importantes de Fagner e Wanderson, poupados no passeio sobre o Vila Nova pela Copa do Brasil. Quem está fora é Matheus Pereira, suspenso, um desfalque de peso, mas o elenco mostrou ter alternativas.
Provável Cruzeiro: Cássio; William ou Fagner, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian, Eduardo ou Gabigol e Wanderson ou Bolasie; Kaio Jorge.
Fortaleza tenta se reconstruir
O momento é delicado para o Fortaleza. A eliminação precoce na Copa do Brasil escancarou a instabilidade do time de Vojvoda, que também acumula três jogos sem vitória no Brasileirão. A pressão vem de todos os lados, e uma nova derrota pode transformar a turbulência em crise.
Além disso, o Tricolor tem baixas: Lucas Sasha está no departamento médico, Marinho está suspenso, e o técnico pode optar por poupar atletas, de olho na Libertadores.
Provável Fortaleza: João Ricardo; Mancuso, Kuscevic, Gustavo Mancha e Gastón Ávila; Matheus Rossetto, Martínez e Pochettino; Yago Pikachu, Lucero e Breno Lopes.

A expectativa é de um Cruzeiro que dita o ritmo desde o início, valorizando a posse, empurrando o Fortaleza para trás e buscando desequilíbrio com jogadores como Kaio Jorge, Christian e Wanderson (caso jogue). Sem Matheus Pereira o setor criativo perde, mas o conjunto atual já provou que consegue funcionar mesmo sem sua principal peça.
Se mantiver o foco, o Cruzeiro tem tudo para sair com mais três pontos. A defesa vive um momento sólido, o meio-campo tem pegada e o ataque é leve. Diante de um adversário fragilizado, a chance de consolidar de vez o bom momento e seguir no G-4 é real.
Ficha técnica
Fortaleza x Cruzeiro
10ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: domingo, 25 de maio
Horário: 20h30 (de Brasília)
Local: Arena Castelão, Fortaleza (CE)
Transmissão: SporTV e Premiere
Arbitragem
Árbitro: João Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Por Muryel Kathellen
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.