Em um jogo de baixo desempenho, Botafogo perde para o Capital-DF, mas se classifica para as oitavas.
Capital-DF e Botafogo se enfrentaram nesta quinta-feira (22), às 21h45, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, em jogo válido pela terceira fase da Copa do Brasil. O Alvinegro venceu o primeiro jogo do confronto por 4 a 0, e levou para a capital nacional uma larga vantagem. Mesmo sendo derrotado por 1 a 0, o time carioca avançou de fase na competição.

O Glorioso entrou em campo com o time majoritariamente reserva. O Alvinegro iniciou a partida explorando os espaços na defesa do Time Brasiliense, chegando com perigo com chutes de fora da área com Alex Telles. Apesar do bom início, notou-se um Botafogo sem criatividade nas jogadas seguintes e confiando o jogo no placar agregado.
O Time Carioca tentou sair em velocidade em jogadas articuladas pelo lateral uruguaio Mateo Ponte, mas a falta de objetividade atrapalhava o Fogão.
Dessa forma, diante de um Botafogo totalmente apático e que seguia confiando no placar agregado, o Capital se aproveitou do erro de passe do Alvinegro no meio de Campo e Rodriguinho marcou um golaço de fora da área, ainda no primeiro tempo.
No segundo tempo, o ritmo da partida continuou o mesmo. O Botafogo tentou manter mais o controle do jogo, mas não conseguia ser dominante. O Glorioso tentou chegar algumas vezes com Jeffinho e Santiago Rodríguez na segunda etapa, mas esbarrava na falta de entrosamento coletivo.
A partida deixou evidente os problemas técnicos que marcam a temporada de 2025 do Botafogo. As peças reservas mostraram falta de habilidade e fizeram o torcedor se perguntar sobre o critério do planejamento dessa temporada. Elias Manoel e Nathan Fernandes demonstraram dificuldades em articular as jogadas, tendo este muitos problemas nas finalizações.
Embora o jogo não tenha sido bom, Santiago Rodríguez foi uma surpresa positiva. Apresentou em campo o que os botafoguenses tinham em mente quando foi contratado: habilidade no jogo individual e velocidade nas construções a partir do meio de campo.
Embora a atuação tenha deixado a desejar, o Botafogo avançou para as oitavas de finais da Copa do Brasil. Agora, Renato Paiva deve fazer uma avaliação sobre essa última partida e além de buscar manter regularidade nas escalações com os titulares, é preciso pensar em jogadores que possam suprir as vigentes dificuldades na próxima janela de transferência, porque a partir desse momento, é necessário pensar grande. Agora não tem mais jogo fácil! É mata-mata entre gigantes em todas as competições.
O Fogão volta a campo na terça-feira (27), no estádio Nilton Santos, pela Copa Libertadores, em jogo decisivo contra a Universidad de Chile, válido pela 6ª e última rodada da fase de grupos. Diante da sua torcida, o Glorioso vai fazer de tudo pra ficar avançar na competição.
Pra cima deles, Fogo!
Por Julia Aveiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.