Partida teve novidades na escalação e primeiro gol de Sebás Gómez na temporada
O Coritiba enfrentou e venceu o America-MG por 1 a 0, nesta segunda-feira (19), pela 8ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A vitória garantiu os três pontos obrigatórios dentro do Couto Pereira e aproximou o time alviverde da parte superior da tabela. O Coxa soma 13 pontos e ocupa o 7º lugar da classificação.
Antes da bola rolar, os torcedores foram surpreendidos com a escalação alviverde: Lucas Ronier e Felipe Guimarães fora da lista de relacionados; Nicolas Careca e Vini Paulista entre os titulares; e o retorno de Pedro Morisco. Ronier e Guimarães foram afastados por atos indisciplinares e há rumores de que o principal atacante está “cavando” a sua saída do clube.
O Coritiba demorou para entrar no ritmo da partida, mas abriu o placar aos 21’. Zeca cobrou o escanteio e Sebá Gómez aproveitou o rebote do goleiro para soltar a bomba da meia lua e marcar seu primeiro gol da temporada. O Coxa ainda teve mais algumas chances de gol, mas desperdiçou todas. Aos 31’, Guilherme Aquino saiu lesionado e aos 37’ do primeiro tempo Lucão, do América-MG, cabeceou a bola no próprio braço dentro da área e o VAR não interferiu para marcar o pênalti.
No segundo tempo, Mozart não surpreendeu e recuou o time para explorar os contra ataques, mas acabou sendo um show de horror para quem assistia. Gustavo Coutinho e Vini Paulista foram substituídos aos 11’, dando lugar para Dellatorre e Wallisson. Aos 21’, o técnico fez as duas substituições favoritas: colocou Geovane, que nunca surpreende positivamente, e Ruan Assis.
O Coritiba perdeu força defensiva, parou de contra-atacar e começou a levar sufoco, sendo salvo por Pedro Morisco. Foram os vinte minutos mais longos já vistos em uma partida de futebol. Por sorte, o dia era de glória e conseguimos manter a vitória.

Destaques
Sebá Gómez, Josué, Vini Paulista, Maycon e Pedro Morisco foram os destaques positivos da partida contra o América-MG. Mostraram o motivo de terem entrado em campo e que merecem estar entre os titulares. Maycon aproveitou a saída de Aquino para mostrar eficiência nos desarmes, Morisco foi implacável nas defesas e os outros três funcionaram muito bem explorando as oportunidades de ataque.
Por outro lado, Mozart ainda não aprendeu a fazer substituições e tem medo de aumentar o placar. Foi vergonhoso ver o Coritiba diminuir dentro de casa após as substituições. Carlos de Peña e Geovane Meurer devem ter feito algo de muito grave para não entrarem em campo.
Próxima partida
O Coritiba enfrenta o Criciúma na próxima segunda-feira (26), às 19 horas, em Santa Catarina.
Por Raphaella Heinzen
*Esclarecemos que os textos trazidos não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.