Após empate, o São Paulo segue invicto e está classificado para as oitavas de final da Conmebol Libertadores
Nesta quarta-feira (14), o Tricolor recebeu o Libertad no Morumbis, para a disputa da quinta rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O jogo terminou em um empate por 1 a 1, com gols de Gustavo Aguilar, do time paraguaio, e do estreante Lucca para o Tricolor.
O time da casa iniciou o duelo com pressão para cima do Libertad, dominando a posse de bola e criando jogadas no campo de ataque, porém, aos 16 minutos, o volante Alisson foi expulso após atingir o tornozelo de um adversário.
Foto: Marcos Ribolli
Com um jogador a menos, o São Paulo perdeu parte do poder ofensivo e do domínio da partida, mas ainda se mostrava muito equilibrado frente ao Libertad. O primeiro tempo seguiu com grande disputa de bola e alguns lances que chegaram à área – para ambos os times, mas não resultaram em gols.
Para o segundo tempo, Zubeldía levou para campo o camisa 5, Arboleda. A diferença numérica não fez com que o Tricolor recuasse, voltando do intervalo com a mesma garra e pressão no ataque que mostrou no primeiro tempo. Após seguidas investidas do time brasileiro, uma falta perto da área possibilitou que um lance de bola parada se tornasse o gol que abriu o placar no Morumbis: Gustavo Aguilar, camisa 11 do Libertad, colocou a bola na rede aos 29 minutos do segundo tempo.
Em busca do gol de empate, Zubeldía trouxe para campo Luciano, em substituição de Cédric. A investida ofensiva trouxe novamente a bola para o campo de ataque Tricolor, mas ainda sem gols para o time brasileiro. Foi aos 45 minutos do segundo tempo que Lucca, jogador vindo da base do São Paulo, mostrou que sua estreia seria decisiva. Logo após entrar em campo, uma jogada de contra-ataque do Tricolor colocou a bola no pé do “garoto de Cotia”, que deixou tudo igual no Morumbis – 1 a 1 – entre São Paulo e Libertad.
Na hora do gol de empate, torcedores em meio à comemoração bateram em uma estrutura de metal presente na arquibancada do estádio, o que fez com que tal estrutura cedesse e atingisse gravemente dois torcedores da arquibancada inferior. Os feridos, um pai e um filho, foram encaminhados ao hospital. O senhor passou a noite na UTI, porém, de acordo com pronunciamento oficial do time, ambos se apresentaram estáveis.
O time também trouxe ao público notas de atualizações sobre o acidente com os torcedores e se comprometeu a analisar as imagens a fim de identificar os responsáveis, além de oferecer suporte às vítimas.
Com o resultado da partida, o São Paulo soma 11 pontos na tabela do Grupo D do campeonato e garante sua classificação para as oitavas de final. Agora, um empate contra o Talleres na última rodada da fase de grupos já permite o Time da Fé avançar na Conmebol Libertadores como líder do grupo.
O próximo jogo do Tricolor Paulista será neste sábado (17), às 21h, em que o time enfrenta o Grêmio pela disputa da Série A do Brasileirão, no Morumbis, em São Paulo.
Por Gabriela Tessari
*Esclarecemos que os textos desta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo