Em um jogo emocionante, Botafogo derrota o Estudiantes e se mantém vivo na Libertadores

Botafogo e Estudiantes entraram em campo pela 5ª rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores na noite da ultima quarta-feira (14), no Estádio Nilton Santos. Após a vitória da Universidad de Chile na última terça-feira (13), o Glorioso entrou em campo pressionado, sem a possibilidade de empatar a partida contra a equipe Argentina e no sufoco, derrotou o adversário por 3 a 2 e segue vivo na competição.
Com o apoio da torcida, o Alvinegro começou o primeiro tempo com intensidade. Cuiabano foi o destaque da primeira etapa com jogadas rápidas trabalhadas pela ponta-esquerda – posição essa assumida recentemente. Apesar do alto volume de jogo, o Fogão ainda enfrentava dificuldades na finalização e nas jogadas aéreas. Marlon Freitas tentou jogadas infiltradas com passes longos e incisivos, mas o Botafogo parava constantemente na defesa adversária, sem apresentar perigo.
Quando a intensidade da Equipe Brasileira já havia diminuído – no final da primeira etapa – o Botafogo conseguiu abrir o placar com Rwan Cruz, que aproveitou o chute cruzado do camisa 7, Artur, para estufar a rede do Estudiantes.
Tentando manter o mesmo ritmo do primeiro tempo, o Botafogo ampliou com Igor Jesus no começo da etapa final. Devido à demora para as substituições, o Time Carioca caiu de produtividade e o Estudiantes chegou ao primeiro gol de pênalti com Palacios. Apesar da perda de domínio evidente do Time da casa, a penalidade em questão foi alvo de muitas reclamações, já que o árbitro marcou o lance com convicção, sem ao menos checar o VAR. A partir disso, o cenário mudou. Havia um Botafogo ainda abalado e um Estudiantes revigorado atrás de um empate. Dessa maneira, o gol de empate não demorou muito e Palacios fez o segundo dele e o segundo dos argentinos no jogo.
Quando a tensão aumentava e o desespero pairava o ar do Estádio Nilton Santos, Artur partiu em jogada individual e marcou um golaço para o alvinegro, trazendo alívio para os corações botafoguenses que continuam com o sonho da defesa do título vivo.

Superando a Equipe Argentina por 3 a 2, o Glorioso agora só depende de si mesmo para se classificar para as oitavas da Libertadores. O atual campeão resistiu a um jogo tenso e conquistou o resultado para retomar as esperanças da Massa Alvinegra.
O Botafogo demonstrou intensidade apesar dos erros pontuais. Soube explorar os espaços do Estudiantes, mas ainda sofre com a precariedade das agilidades das jogadas – apesar do Artur frequentemente trazer essa característica para a equipe. Com o retorno de Savarino, acredito que essa questão apresentará uma melhora. Até lá, Renato Paiva deve buscar ser constante nas escalações para extrair as características individuais de jogadores como Marlon Freitas e Gregore que podem ser excelentes armadores.
O Fogão tem mais um compromisso em casa pela fase de grupos da Libertadores e vai para o último jogo precisando vencer a Universidad de Chile para avançar na competição. O Botafogo volta a campo domingo (18) para o clássico contra o Flamengo no estádio do Maracanã pelo Campeonato Brasileiro, válido pela 9ª rodada.
Por Julia Aveiro
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.