Palmeiras vence Cerro Porteño em Assunção e garante classificação para as oitavas de final da Libertadores
Nesta quarta-feira (07), o Palmeiras enfrentou o Cerro Porteño, no Paraguai, pela quarta rodada da Copa Libertadores, e venceu por 2 a 0, garantindo sua classificação para as oitavas de final com duas rodadas de antecedência. Com os gols de Estêvão e Vitor Roque, o Verdão volta para São Paulo com mais três pontos e mantém os 100% de aproveitamento na competição.

No primeiro tempo, o Alviverde teve mais posse de bola, mas encontrou algumas dificuldades na criação das jogadas. Foi nesse momento que o Cerro Porteño tentou se lançar ao ataque, mas também teve dificuldades para criar e finalizar.
Aos sete minutos, após cobrança de escanteio, Jonatán Torres recebeu na entrada da área e chutou, mas Weverton defendeu. O time brasileiro respondeu quatro minutos depois, Facundo Torres aproveitou uma sobra na entrada da área e chutou, mas o goleiro Martín Arias fez a defesa.
A equipe do Palestra abriu o placar aos 40 minutos com Estêvão, a Cria da Academia. Lucas Evangelista foi derrubado no meio de campo, cobrou a falta rapidamente e tocou para o camisa 41, que chutou de fora da área e marcou um golaço.
Quatro minutos depois, a equipe teve a chance de ampliar. Vitor Roque desarmou no meio, partiu em direção à pequena área, mas, no último lance, finalizou em cima do goleiro.
O segundo tempo foi um pouco desesperador. O Palmeiras até controlava as chances, mas, com o decorrer da partida, o time paraguaio começou a se soltar — e é aí que mora o perigo. Apesar disso, a primeira grande chance foi da equipe brasileira. Aos 24 minutos, Vitor Roque tentou dominar, mas acabou ajeitando para Paulinho, que soltou uma bomba. Martín Arias defendeu e ainda contou com a trave para evitar o gol do camisa 10 — até agora, eu não consigo acreditar nesse gol que roubaram do nosso atacante. Aos 31, Estêvão carregou e chutou forte, mas novamente Martín Arias fez a defesa.
O Cerro voltou a levar perigo nos minutos finais. Aos 42 minutos, Viera finalizou, mas acertou o travessão. Na sequência, Jonatán Torres cabeceou, mas também acertou a trave. Aos 47, saiu o gol de redenção do Tigrinho. Paulinho lançou para Vitor Roque, que partiu para cima da marcação, driblou dois defensores e chutou para marcar o último gol do jogo, se redimindo pelos lances perdidos.
Com a vitória, o Palmeiras alcançou os 12 pontos dos 12 possíveis e segue na liderança do Grupo G, sendo o único clube com 100% de aproveitamento até aqui nesta edição da Copa Libertadores. Ademais, a equipe comandada por Abel Ferreira também chegou à 19ª partida sem perder como visitante, com 16 vitórias e três empates, sua melhor marca no torneio desde 1996. Além disso, são oito vitórias consecutivas fora de casa, algo que não acontecia desde maio de 2021. Será que agora podemos dizer que o Colossalmeiras está de volta?
O Verdão volta a campo no domingo (11), na Arena Barueri, às 17h30, para enfrentar o São Paulo, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
Por Tamara Ferreira
*Esclarecemos que os textos desta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.