América de Natal enfrenta o Central-PE, a fim de manter a invencibilidade e trazer mais três pontos na bagagem
Pela terceira rodada da Série D do Campeonato Brasileiro, o América viaja até Caruaru-PE, onde irá enfrentar o Central no domingo (04), às 16h, no Estádio Luiz José de Lacerda, o Lacerdão. Assim como nas rodadas anteriores, ainda não há, até o momento em que esta coluna foi publicada, informações sobre transmissão em vídeo, apenas através das rádios.

As equipes chegam para esta partida com a mesma quantidade de pontos. O Mecão empatou com o Horizonte, no Ceará, e goleou o Treze em casa. Já a Patativa, também com 04 pontos, venceu o Ferroviário, em casa, na primeira rodada, e empatou com o Sousa, fora, na segunda.
O fato do Alvinegro do Agreste estar com bom aproveitamento no Lacerdão preocupa o treinador Moacir Junior, que já destacou, em coletiva recente, que, embora o Mecão esteja confiante, após vitória maiuscula sobre o time paraibano, o mando de campo tem sido uma arma poderosa para o Central. Assim, uma vitória alvirrubra pelo placar mínimo já seria algo a se comemorar demais, pois todas as partidas deste campeonato serão bem disputadas.
A última vez que os times se enfrentaram foi na fase de grupos da Série D de 2021. No jogo de ida, o Alvirrubro venceu por 1 a 0, jogando em Natal. Na volta, o Central revidou, e terminou a partida ocorrida em Pernambuco pelo placar de 2 a 1 para o mandante. Na ocasião, o América encerrou a fase classificatória na terceira posição do grupo, enquanto o adversário não se qualificou para o mata-mata e terminou na quinta colocação.

Para este confronto, o Orgulho do RN tem estudado os pontos fortes e fracos do time pernambucano, preparado estratégias e planos de jogo para surpreender o adversário. Além disso, realizou, na segunda (28), jogo-treino contra a equipe do Riachuelo, que encerrou com a vitória por 5 a 1 do Mecão. Para este jogo, apenas os atletas que não iniciaram a partida contra o Treze foram relacionados. Os demais jogadores fizeram trabalho de recuperação física.
Por falar em recuperação física, o América poderá contar, nesta partida, com o retorno do volante Mikael e do lateral-direito Lucas Mendes, que voltaram do DM após lesão, além do centroavante Salatiel, que se recuperou da dengue e poderá, finalmente, fazer sua tão esperada estreia.
Decisão difícil para Moacir Junior, que deverá escolher se confiará em Salatiel, que está se integrando ao grupo agora, ou se dará uma oportunidade ao Terror dos Alvinegros, Hebert – já que o Central é Alvinegro, eu apostaria na alcunha e daria a ele a chance de entrar em campo como titular. Vamos ver o que o professor fará.
O DM do clube segue com: Giva, Lucas Gabriel, Rafael Jansen e Gabriel Bernard – os dois últimos fizeram cirurgia recentemente e não têm previsão de retorno. Luidy e Hiago Cena foram dispensados pelo Mecão na última semana e Ricardo Bueno não foi inscrito na competição.
O América tem variado seu esquema tático com certa frequência, mas, considerando a última escalação, provavelmente um 4-4-2 será a escolha do treinador.
Com isso, a provável escalação é a seguinte: Renan Bragança; Ricardo Luz (Lucas Mendes), Heitor (Lucas Rodrigues), Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira; Ferreira, Souza, Dudu e Henrique; Davi Gabriel e Hebert (Salatiel).
Por Carmen Gabrielli
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.