Bahia encara o Atlético Nacional em casa e precisa vencer para seguir forte na Libertadores
Fala, Nação Tricolor!
Chegou mais um dia de Liberta na Fonte, e o coração já fica daquele jeitinho, né? Nesta quinta-feira (24), às 21h, o nosso Bahia tem mais um desafio gigante pela frente: encarar o Atlético Nacional, da Colômbia, pela terceira rodada do Grupo F da Libertadores. O palco? Claro, a nossa casa: Arena Fonte Nova! E para quem não puder colar no estádio, a ESPN transmite tudo.
Apesar do início meio capengando no Brasileirão, na Liberta a história é outra. O Tricolor vem de um triunfo épico fora de casa contra o Nacional do Uruguai — que delícia foi aquele jogo, hein? Agora a gente está em segundo no grupo com 4 pontos, coladinho com o Atlético Nacional, que tem 3. Ou seja: é jogo-chave, minha gente. Vencer significa não só seguir forte na briga, mas também assumir a liderança!

Preparação
O Esquadrão retornou aos trabalhos na tarde desta terça-feira (22), menos de 24 horas após o triunfo sobre o Ceará, pelo Brasileirão Série A. Agora com o foco totalmente voltado para a Copa Libertadores, o técnico Rogério Ceni trabalhou diretamente com o time que, acredita-se, deve ser o titular. Como de costume, os jogadores que atuaram como titulares na segunda-feira (21), não foram a campo e realizaram o tradicional regenerativo entre academia e fisioterapia. Os demais atletas fizeram um treinamento tático em campo aberto. Depois, houve atividades com foco no sistema defensivo e nas finalizações. A novidade foi a presença do meia Michel Araújo no gramado, participando normalmente de todas as atividades com o grupo.
A preparação foi encerrada na tarde desta quarta-feira (23), o clima era de concentração total. Teve vídeo com análise da última partida e puxão de orelha do professor Ceni sobre os vacilos que quase custaram o jogo. O técnico destacou momentos cruciais que quase resultaram em um empate sem gols diante da torcida, além de apontar falhas que não podem se repetir… e depois, bora pro campo!
Em seguida, o grupo foi ao Campo 1 para o aquecimento com bola, sob comando do preparador físico. Na sequência, Ceni organizou um treino tático em campo aberto, com dois goleiros e os jogadores divididos em duas equipes. Para finalizar as atividades, os atletas realizaram um trabalho específico de aprimoramento. Aquecimento, treino tático, finalizações… a galera tá se preparando com tudo!

Desfalques que preocupam
Nem tudo são flores, o Bahia ainda tem baixas importantes. Willian José está voltando aos poucos e deve estar 100% nos treinos até o dia do jogo. Já Arias e Ronaldo seguem no DM. Gabriel Xavier começou a transição física e tem volta prevista para maio, e Kanu ainda vai iniciar a recuperação da cirurgia.
Escalação
A escalação ainda não é oficial, mas provavelmente o Tricolor vá a campo com: Marcos Felipe, Luciano Juba, Victor Ramos, David Duarte, Gilberto, Jean Lucas, Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Erick Pulga, Lucho Rodríguez e Ademir.
Arbitragem
A arbitragem fica por conta de um trio paraguaio: Mario Díaz de Vivar, auxiliado por José Cuevas e Julio Aranda. O VAR será responsabilidade do Fernando López.
Agora é isso, Nação! Quinta é dia de vestir o manto, empurrar o time e fazer da Fonte o nosso caldeirão! Bora pra cima deles, Bahêêa!
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.