Com gol de Miguelito e boas atuações de Matheus Mendes e companhia, América vence o Goiás e embala na Série B
Em noite de jogo grande no Independência e com clima pascal no ar, o América fez a alegria da torcida e entregou um belo “chocolate” no Horto: venceu o Goiás por 1 a 0 neste domingo (21), pela quarta rodada da Série B. O gol solitário — mas suficiente — veio dos pés de Miguelito, em cobrança de pênalti, ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Coelho subiu para 9 pontos e dormiu na vice-liderança da competição.
O início da partida já indicava uma atuação mais encorpada do América, que veio com uma escalação muito mais coerente com o que o torcedor médio vinha pedindo. E o time correspondeu logo de cara: aos 5 minutos, Cauan Barros arriscou um belo chute de fora da área. Aos 9′, o Coelho quase abriu o placar numa boa chegada ofensiva que envolveu Fabinho e Figueiredo.
O lance que decidiu o jogo veio aos 13 minutos: pênalti assinalado para o América, batido com categoria por Miguelito, camisa 7, que colocou a bola no canto, sem chances para o goleiro Tadeu. O garoto, aliás, foi o grande nome da primeira etapa — finalizou com perigo, apareceu bem nas jogadas ofensivas e foi destaque na cobertura do João Victor Pena para o portal No Ataque, que o classificou como “o mais lúcido em campo”.

Aos 24′, Stênio arrancou pela esquerda, limpou dois e obrigou o goleiro do Goiás a fazer uma bela defesa. Dois minutos depois, Miguelito testou firme de cabeça, com muito perigo. O América criou, pressionou, envolveu. Faltou só ampliar. E quando a gente fala que “quem não faz, toma”, o susto veio nos acréscimos: bela finalização do Goiás no travessão. Por pouco o castigo não veio ainda no primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o Goiás cresceu. Aos 3′, assustou em boa cobrança de falta, e aos 7′, Figueiredo teve a chance do segundo gol em falta frontal, mas a batida sem direção levantou questionamentos: por que não Miguelito, de novo?
O jogo ficou aberto. Tadeu, do Goiás, foi um dos melhores em campo e evitou um placar mais elástico. Mas do lado americano, Matheus Mendes também salvou quando foi exigido, garantindo mais uma partida sólida no gol. Aos 28, Miguelito apareceu novamente com uma linda chegada, mostrando que, embora ainda esteja conquistando seu espaço, pode ocupar um papel importante na campanha do América nesta Série B.
O técnico William Batista, em entrevista pós-jogo destacada por Leandro Colombo para o O Tempo Sports, avaliou a partida como uma das mais equilibradas do time até agora e ressaltou que o elenco precisa do apoio da torcida, especialmente nos dois próximos jogos fora de casa. Disse ainda que “a sequência será dura, mas o grupo está focado e sabe da responsabilidade”.

E assim, no sufoco e com uma atuação consistente no primeiro tempo e guerreira no segundo, o América garantiu mais três pontos em casa e manteve viva a invencibilidade no Horto — que já dura desde 2023.
Agora, o Coelho se prepara para dois duelos longe de casa: enfrenta o Avaí no sábado (26), às 20h, na Ressacada, e depois encara o Operário, no domingo seguinte (4), em Ponta Grossa. Dois jogos, seis pontos em disputa e a chance de mostrar se esse time tem força pra seguir no topo.
Por Laura Assis Ferreira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.