América de Natal encara a equipe do Horizonte-CE na estreia da Série D do Campeonato Brasileiro
Finalmente a espera acabou. A desquerida Série D terá seu pontapé inicial neste sábado (19). O América de Natal estreia fora de casa na competição, ás 16h30, contra o Horizonte-CE, no Estádio Domingão, na cidade de Horizonte. A transmissão deverá ocorrer pelo Canal do Youtube da equipe mandante.

A Série D é tida por muitos como a série mais difícil do Campeonato Brasileiro. Isso porque 64 times disputam apenas 4 vagas para conseguir o almejado acesso à Série C. Os demais 60 clubes estão desclassificados e não têm garantida sua participação no Brasileirão do ano seguinte. Basicamente, se não conseguir o acesso, ainda que chegue perto dele, o time pode ficar sem divisão no outro ano, como é o caso do Brasiliense, por exemplo.
Em 2024, o Jacaré encarou o Retrô, campeão da competição, nas quartas de finais – o jogo do acesso. Foi eliminado nos pênaltis, ou seja: chegou bem perto de conseguir a classificação, mas não teve êxito. Como o time não chegou à final do Candangão, não conseguiu a classificação para a Série D de 2025 e encontra-se, atualmente, sem calendário.
Por esta razão, as equipes costumam encarar este certame como uma verdadeira guerra. 64 clubes são divididos regionalmente em 8 grupos, cada um com 8 clubes, com partidas de ida e volta. Ao final da primeira fase, após 14 jogos, os 4 primeiros de cada grupo são promovidos à segunda fase, em jogos de mata-mata, com turno e returno e assim segue até a grande final.
O América de Natal está no grupo A3, considerado o grupo da morte, juntamente com Horizonte-CE, adversário da primeira rodada, Central-PE, Ferroviário-CE, Sousa-PB, Santa Cruz-RN, Santa Cruz-PE e Treze-PB. Por esta razão, qualquer vacilo pode custar muito caro para o Alvirrubro, que, embora carregue um dos títulos da competição na sua história recente, encara, no mesmo grupo, equipes com bastante tradição, torcida e investimentos.
Para esta primeira partida, o Mecão vem como favorito, já que conquistou recentemente o Tri Campeonato Potiguar e está com a confiança em alta. Já o Horizonte, foi eliminado pelo Maracanã-CE nas quartas de finais do Campeonato Cearense. Porém o Galo joga em casa, com o apoio de sua torcida e no Estádio que já conhece, então tudo pode acontecer, especialmente porque o histórico do América em jogos fora de casa não é muito positivo.
Algumas contratações pontuais foram realizadas pelo Dragão visando esta competição. O volante Alexandre Aruá, que teve passagens recentes pelo Sousa-PB e Central-PE, o zagueiro Heitor, que veio do Ypiranga-RS, e parece ser um bom nome para suprir as carências do setor, e o centroavante Salatiel, vindo do XV de Piracicaba-SP, com passagens recentes pelo Sampaio Corrêa-MA e Remo-PA. Outros nomes estão sendo estudados e as apresentações devem ser feitas pelo clube em breve.
Mas nem tudo é graça. O Departamento Médico do Alvirrubro também está cheio de, digamos, reforços. O próprio Salatiel não viajou com a equipe, pois contraiu dengue. Mikael está no DM desde o Campeonato Potiguar. Giva, Romarinho e Hebert também se encontram realizando tratamentos e não são opção para o treinador Moacir Junior, bem como Rafael Jansen, que deverá realizar cirurgia em breve e já é considerado fora da temporada.
Com essas novidades no plantel, suponho uma escalação semelhante a essa: Renan Bragança; Ricardo Luz (Lucas Mendes), Lucas Rodrigues (Heitor), Guilherme Paraíba e Rennan Siqueira; Ferreira, Souza e Henrique; Davi Gabriel, Thailor e Thiaguinho.
Por Carmen Gabrielli.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.