Bahia enfrenta o Cruzeiro com time recheado de desfalques
Atenção, Nação Tricolor!
Nesta quinta-feira (17), o Bahia entrará em campo às 21h30 para encarar o Cruzeiro, no Mineirão, pela 4ª rodada do Brasileirão. Ainda estamos em busca do primeiro triunfo na competição, então é jogo importante demais — e de quebra, quem sabe, a gente acaba com esse tabu incômodo de 12 anos sem vencer o Cruzeiro fora de casa.
Além disso, esta partida será uma verdadeira prova de fogo para o técnico Rogério Ceni, que precisará se virar para reformular a equipe diante de tantos desfalques. Há um alerta vermelho no departamento médico, com a zaga bastante desfalcada. Kanu está fora por tempo indeterminado devido a uma lesão na panturrilha e no tendão de Aquiles. Gabriel Xavier também está no DM. Com isso, os únicos zagueiros de origem disponíveis são David Duarte e Ramos Mingo. Rezende pode ser improvisado na zaga mais uma vez, e os garotos da base Fred e Kauã Davi também são opções.

Além disso, Iago Borduchi e Michel Araújo estão na fase final de transição. Luciano Rodríguez, que ficou fora contra o Mirassol por cansaço muscular, segue realizando trabalhos físicos individuais e ainda não está à disposição. A expectativa é que ele retorne aos treinamentos com o elenco até o final desta semana. Ou seja, o time deve vir com mudanças, tanto pelos desfalques quanto para dar uma respirada nesse calendário maluco.
E falando em calendário… o Bahia vai ter 14 jogos nos próximos 45 dias! Tem Libertadores, Copa do Brasil, Brasileirão e até clássico Ba-Vi no meio. Só vai dar uma pausa mesmo durante o Super Mundial de Clubes, entre 12 de junho e 12 de julho.
Com apenas três pontos no campeonato e ocupando a 14ª posição, o Tricolor precisa de um triunfo para dar uma respirada na tabela. Já o Cruzeiro, que está um pouco acima, na 12ª colocação com quatro pontos, também chega com a missão de somar mais três pontos. Esse jogo promete fortes emoções.

Preparação
Depois do empate contra o Mirassol no domingo (13), o elenco voltou aos treinos na terça-feira (15), no CT Evaristo de Macedo. Teve trabalho na academia com o preparador físico José Mário Campeiz, e depois o Ceni puxou um treino em campo reduzido, parando bastante para dar orientações e ajustar o que precisava.
Nesta quarta-feira (16), rolou o último treino antes da viagem. Ceni começou mostrando um vídeo com lances do jogo passado, apontando o que deu certo e o que precisa melhorar. Depois, treino tático e, no final, alguns jogadores ficaram treinando faltas e pênaltis.
Provável Time
Com essa sequência de jogos, Ceni deve rodar um pouco o elenco. A expectativa é que Cauly e Erick apareçam entre os titulares. A provável escalação do Bahia contra o Cruzeiro tem: Ronaldo, Santi Arias, David Duarte, Ramos Mingo, Luciano Juba, Erick, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Erick Pulga e Willian José.
Arbitragem
Quem apita o jogo é o paulista Flávio Rodrigues de Souza, com os auxiliares Danilo Manis e Daniel Marques. No VAR, o comando será de Gilberto Rodrigues Castro Júnior.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.