O Botafogo, atual campeão, vai estrear na edição 2025 da competição jogando no Chile
O Glorioso, campeão da última edição da Libertadores, fará sua estreia na competição como visitante, enfrentando a Universidad de Chile no Estádio Nacional de Santiago. O jogo ocorrerá nesta quarta-feira (2), às 21h30. A partida é válida pelo grupo A, que também conta com Estudiantes de La Plata, da Argentina, e Carabobo, da Venezuela.

COMO CHEGAM AS EQUIPES
O Botafogo começou a temporada com dificuldades, perdendo as finais da Supercopa do Rei e da Recopa Sul-Americana. No entanto, na estreia do novo técnico Renato Paiva, o time teve uma boa performance ao empatar em 0 a 0 com o Palmeiras, no Allianz Parque, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Para o jogo contra a Universidad de Chile, o treinador português enfrentará alguns desfalques, sendo o principal a ausência de Jefferson Savarino, que saiu lesionado no confronto com o Palmeiras. Bastos, Danilo Barbosa e Nathan Fernandes também não viajaram para o Chile, pois estão se recuperando de lesões.
Já a equipe da Universidad de Chile vive um momento difícil. No Campeonato Chileno, está apenas na nona colocação, com duas vitórias, um empate e duas derrotas em cinco partidas. O destaque da equipe é Charles Aránguiz, ex-Bayer Leverkusen e Internacional. Para o jogo contra o Botafogo, o treinador Gustavo Álvarez não terá à disposição o ponta Maximiliano Guerrero, que está ausente.
Expectativa para o jogo
A expectativa para a estreia do Botafogo na Copa Libertadores de 2025 é enorme, especialmente por ser o atual campeão da competição. O time alvinegro chega com a responsabilidade de defender seu título e manter a boa fase em um torneio tão tradicional e disputado. Após a conquista histórica do ano anterior, a pressão é grande, mas também há muita confiança na equipe e no trabalho do técnico Renato Paiva.
Com uma mistura de jogadores experientes e jovens talentos, o Botafogo promete dar o seu melhor desde a primeira partida, buscando reafirmar sua força no continente. A estreia, fora de casa, contra a Universidad de Chile no Estádio Nacional de Santiago, é um desafio e tanto, mas a torcida tem grandes expectativas para que o time mostre sua qualidade e siga firme na busca pelo bicampeonato.

ARBITRAGEM
O árbitro da partida será Esteban Ostojich (URU), auxiliado por Martin Soppi (URU) e Agustin Berisso(URU).
O VAR ficará a cargo de Antonio Garcia (URU).
PROVÁVEIS ESCALAÇÕES
Botafogo: John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Marlon Freitas, Gregore e Patrick de Paula; Artur, Matheus Martins e Igor Jesus. Técnico: Renato Paiva.
Universidad de Chile: Castellón; Altamirano, Calderón e Zaldivia; Hormazabal, Poblete, Marcelo Díaz, Charles Aránguiz e Sepúlveda; Di Yorio e Fernández. Técnico: Gustavo Álvarez.
Por Rafaela Esteves
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo