A Fonte Nova lhe espera, vai começar a festa


Bahia estreia no Campeonato Brasileiro neste domingo

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Fala, Nação Tricolor!
O Bahia estreia no Campeonato Brasileiro de 2025 neste domingo (30), contra o Corinthians, às 20h, na Arena Fonte Nova.

Sob o comando do técnico Rogério Ceni, o Tricolor Baiano começou o ano com o pé direito. O planejamento dos três primeiros meses foi concluído com sucesso. Em janeiro, a equipe realizou a pré-temporada em Girona, na Espanha, conquistou o título estadual, garantiu vaga na fase de grupos da Libertadores e também confirmou classificação antecipada na Copa do Nordeste. Tudo isso com uma rotação de jogadores.

Inclusive, na terça-feira (25), o Esquadrão entrou em campo pela Copa do Nordeste com a equipe reserva e venceu, garantindo um descanso para os principais nomes do elenco antes da estreia no Brasileirão.

Preparação
O elenco do Bahia se preparou para esta partida durante toda a semana no CT Evaristo de Macedo. Na sexta-feira (28), os jogadores assistiram a uma palestra no auditório da CBF sobre a arbitragem no Campeonato Brasileiro. Duas importantes novidades foram apresentadas dentro de campo: a primeira afeta especialmente os goleiros e foi aprovada recentemente pela International Board (IFAB) com o objetivo de impedir o retardo no reinício dos jogos, a famosa “cera”. Agora, se o goleiro ultrapassar oito segundos com a bola em suas mãos, o time adversário terá um escanteio a seu favor.

Outra medida implementada pela CBF será o sistema multiball, que vigorou no Paulistão deste ano e tem o mesmo objetivo da primeira regra. Nas laterais do campo e nas linhas de fundo, serão espalhadas 16 bolas posicionadas sobre cones. Dessa forma, a interferência dos gandulas na sequência das partidas será reduzida, permitindo uma reposição mais ágil, com os próprios atletas pegando a bola mais próxima do local onde o jogo deve ser reiniciado.

Nas atividades, tirando a parte teórica, na prática os atletas intensificaram o treinamento de força, dividido em diversas estações. No campo 2, com a bola rolando, a comissão técnica comandou um treino técnico em espaço reduzido, com regras específicas para passes e finalizações. Na última etapa, os jogadores realizaram um treino tático, primeiro em campo aberto e, em seguida, com limitação de espaço e quatro traves.

A equipe finalizou os treinos na manhã deste sábado (29). De acordo com informações do clube, a primeira atividade foi uma ativação comandada pelo preparador físico José Mário Campeiz, no campo 2. Em seguida, os jogadores trabalharam simulações de saída de bola e jogadas ofensivas. Durante a atividade, o treinador interrompeu alguns momentos para dar instruções aos atletas. O trabalho seguinte aconteceu no campo 1, onde Rogério Ceni comandou um treino tático. No fim, alguns jogadores realizaram um treino específico de finalizações.

Foto: Letícia Martins/EC Bahia

Desfalques e Dúvidas
Michel Araujo segue em tratamento e ainda é dúvida entre os relacionados. Já o lateral-direito Santiago Arias, que estava ausente devido à convocação para a seleção colombiana, retornou e participou integralmente dos treinos com o grupo.

Escalação
A provável escalação para este domingo tem: Marcos Felipe, Gabriel Xavier, Kanu, Ramos Mingo, Luciano Juba, Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Ademir, Erick Pulga e Lucho Rodríguez.

Arbitragem
Para esta partida, o árbitro principal será Bruno Arleu de Araújo, auxiliado por Bruno Boschilia e Thiago Henrique Neto Correa Farinha. O responsável pelo VAR será o Rodrigo Nunes de Sá.

Vamos avante, Esquadrão!

Por Thamires Barbosa

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

  • Comentários (0)
  • Comentários do Facebook

Veja Também: