Juventude recebe o Leão da Barra em casa para tentar começar o Campeonato Brasileiro com o pé direito

Neste sábado (29), o alviverde do interior abre as portas do Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias, para receber a sua torcida ante a estreia contra o Vitória. O pontapé inicial será dado às 18h30 e põe frente a frente um dos semifinalistas do Campeonato Gaúcho e o vice-campeão baiano. Cinco jogos acontecem simultaneamente, abrindo a primeira rodada do Brasileirão já com muita emoção, assim como todo amante do esporte gosta.
Nos últimos dias, além do treinamento em grupo visando ajustar habilidades individuais e medir o desgaste físico deixado pelo Gauchão, o Papão também recebeu o Criciúma no sábado (22), para um último jogo-treino antes da estreia. A preparação terminou empatada, com dois gols para cada lado. Para a equipe carbonera, Neto Pessoa e Hudson marcaram com a bola rolando. Do lado gaúcho, Taliari marcou de pênalti e Adriano Martins finalizou de cabeça após o levantamento de Nenê em uma cobrança de falta.
O resultado pode não ter sido dos mais positivos, tendo em vista que o campeonato começa logo mais, contudo, esse tipo de preparação serve para que o professor Fábio Matias tenha uma visão mais ampla de suas peças e como usá-las. Aliás, o técnico fez questão de rodar bastante o time e testar diferentes jogadores que poderiam fazer com que os setores do campo conversassem de maneira mais fluída uns com os outros em seu 4-3-3. A ideia é que seus laterais comandem a construção de jogadas para a finalização, fugindo do meio do adversário e, para isso, há de existir uma sinergia bastante azeitada entre os colegas de elenco.
Falando de elenco, algumas boas notícias surgiram nos últimos tempos. A diretoria do Papo fechou oficialmente o negócio com o Amazonas e adquiriu 50% dos direitos econômicos do atacante Ênio, mesmo depois da Onça-Pintada ter recusado os 1,2 milhões parcelados em seis vezes que foram oferecidos na primeira tentativa. Por conta de cláusulas contratuais, não sabemos de valores, mas já é confirmada a estadia do camisa 97 até 2028.
Em adição a isso, outra boa notícia. Ao contrário do que a imprensa de Chapecó divulgou próximo às semifinais do Gauchão, Alan Ruschel não está fechado com o Verdão do Oeste e afirmou em coletiva que tem sonhos para realizar no Juventude. O lateral-esquerdo inclusive está visando permanecer com a titularidade durante a temporada, principalmente depois de ter sido testado e respondido a altura nos jogos-treino.
Além do que já sabemos, o Juventude segue de olho em times do Brasil e jogadores atuando no mercado estrangeiro que possam agregar ao elenco. Nessa leva, o zagueiro Natã Felipe (ex-Grêmio) e o centroavante Galego (ex-Ypiranga), já iniciaram seus trabalhos no CT, mas não devem compor o elenco contra o Vitória. Além disso, a contratação do atacante Renato Kayzer está praticamente cancelada, o que obrigou o Papão a concentrar esforços em outro jogador. O centroavante Matheus Babi, do Athletico Paranaense, perdeu bastante espaço com as novas contratações do Furacão, então está de ouvidos atentos para as propostas do Ju.
O zagueiro Wilker Ángel, contratado do Criciúma em janeiro deste ano, não foi testado no jogo contra o ex-clube por estar integrando o plantel da Venezuela nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026, mas consta como apto para atuar e pode ser uma das surpresas no primeiro jogo. Internautas, inclusive, comemoraram que depois de muito tempo os treinos ou performances do Juventude estão sendo “atrapalhados” por uma Data FIFA, o que mostra a evolução do grupo.
Vindo de todas essas informações, o elenco de Fábio Matias para enfrentar o Leão da Barra tende a ser: Ewerthon, Abner, Adriano Martins (Wilker Ángel) e Alan Ruschel; Giraldo, Jadson, Jean Carlos (Mandaca); Ênio, Batalla e Taliari.
Como de costume, Nenê inicia no banco, mas é peça fundamental para organizar o meio-campo do Juventude a partir da etapa complementar. Fábio Matias deve investir em um time ofensivo, intenso e cheio de garra. Pela primeira vez em alguns anos, o Juventude está indo para a sua segunda temporada seguida na série A. Apesar dos percalços pelo caminho que assombraram o final de 2025, o Papão vem firme e forte para iniciar mais um ano de conquistas e superação.

Às vésperas do jogo, eu só peço uma coisa: “Jaconero, sejas guerreiro e jogues com com raça pra ganhar!”
Por Luiza Corrêa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.