Fora de casa, as Palestrinas superam as Spartanas pela segunda rodada do Brasileirão A1
O Palmeiras foi até Belo Horizonte para enfrentar o América-MG, na tarde desta quarta-feira (26), e voltou para São Paulo com 3 pontos na bagagem. Em partida válida pelo Campeonato Brasileiro A1, as Alviverdes levaram a melhor e venceram por 2 a 1, com gols de Isadora e Amanda Gutierres.
As Palestrinas empataram sem gols no jogo de estreia e com a vitória agora somam 4 pontos, ocupando a sétima colocação na competição.
Um ponto importante antes da bola rolar foi o protesto das duas equipes, que posaram com uma faixa de combate ao assédio. Momento válido e necessário, pois atletas do América-MG denunciaram um caso de assédio em sua partida anterior, por parte de um assistente da arbitragem. Não podemos e não vamos nos calar, lugar de mulher é onde ela quiser, e merecemos respeito!

Com apenas um ponto conquistado, obviamente as donas da casa viriam dispostas a buscar um resultado favorável. Com uma defesa fechada e bem posicionada, o América dificultou as investidas ofensivas do Palmeiras. Além de se defender bem, as adversárias ainda tiveram espaço para se lançar ao ataque e tentar furar a defesa alviverde.
Ali pela casa dos 18 minutos, Brena arriscou um belo chute de fora da área, que caprichosamente carimbou o travessão e não entrou. Esse susto nas Spartanas equilibrou a disputa e trouxe mais segurança para as Palestrinas, que passaram a ter mais espaço para atacar. Pati Maldaner, Tainá e Laís Estevam estiveram bem perto de abrir o placar, porém, não conseguiram finalizar no alvo. As duas equipes bem que tentaram, mas entre boa marcação, defesa bem posicionada e finalizações não concluídas, a primeira etapa foi encerrada sem gols.
Para a etapa complementar tivemos o retorno de Andressinha, que ficou mais de um ano afastada, se recuperando de uma grave lesão. E a camisa 20 voltou com tudo, ainda nos primeiros minutos cobrou escanteio na medida para Isadora cabecear para o fundo das redes, inaugurando o marcador a favor do Verdão. Um tiro fulminante sem chance de defesa para a goleira americana.
Como era de se esperar, o gol motivou e deu ainda mais gás para as Palestrinas, que passaram a rondar ainda mais a área adversária. As investidas deram resultado na casa dos 21 minutos, após lançamento açucarado de Laís para Amanda. “Gutigol” recebeu a bola e fez o que ela sabe fazer muito bem: balançou as redes para ampliar a vantagem palmeirense. As Alviverdes seguiram na pressão e Laís até marcou o terceiro gol, que foi anulado por toque de mão.
O time da casa chegou a diminuir o prejuízo nos minutos finais da segunda etapa, mas não conseguiram evitar a derrota, o placar final foi de 2 a 1 para o time paulista.

Conquistar 3 pontos fora de casa dá um ânimo a mais para a próxima rodada, que será neste sábado (29). O Palmeiras recebe o Grêmio na Arena Barueri, às 15h.
AVANTI PALESTRINAS!
Por Vânia Souza
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo