Vai pra cima dele, Esquadrão


Longe da sua torcida, Bahia disputa o título do Baianão

Foto: Letícia Martins | ECBahia

Fala, Nação Tricolor!

Neste domingo (23), Bahia e Vitória disputam o título Estadual de 2025 no estádio do Barradão. A partida será às 16h e contará apenas com a torcida rubro-negra. A última vez que os torcedores do Bahia estiveram no estádio foi no clássico que deveria ter sido conhecido como o “Ba-Vi da Paz”, disputado em fevereiro de 2018, mas que terminou em uma briga generalizada. Desde então, a presença de torcida mista em clássicos foi proibida. Naquele ano, o Tricolor levantou a taça na casa do rival. Será que a história se repetirá?

Será o 502º Ba-Vi da história do futebol baiano e, com tantos confrontos, esse clássico carrega uma rivalidade que emociona a todos. O Esquadrão de Aço venceu a primeira partida por 2 a 0 e chega com uma boa vantagem para a decisão. Por outro lado, o Leão da Barra entrará em campo com força máxima para tentar reverter o placar. A promessa é de um jogo eletrizante!

A dupla Ba-Vi disputa a final do Campeonato Baiano pela 31ª vez. No retrospecto geral, o Bahia soma 50 títulos estaduais, enquanto o Vitória tem 30. O clássico tem tudo para escrever mais um capítulo épico no futebol nordestino e definir o campeão baiano de 2025. Será que vem mais um para a conta do Esquadrão?

Junte sua galera na frente da TV e vamos torcer pelo nosso Tricolor! Haja coração! 

Preparação

Os atletas que não viajaram para o jogo do meio da semana contra o CRB, pela Copa do Nordeste, em Maceió, se reapresentaram no CT Evaristo de Macedo e focaram 100% no clássico da final do Campeonato Baiano.

Durante toda a semana, Rogério Ceni trabalhou com os jogadores em diversos aspectos, alternando atividades entre a academia e o campo. Os atletas receberam muitas orientações técnicas, além de realizarem trabalhos de posse de bola em campo reduzido, utilizando pequenas traves.

No auditório do clube, os jogadores assistiram a um vídeo de análise do pós-jogo, preparado pela comissão técnica. Em seguida, seguiram para o campo 1, onde realizaram atividades com bola. Em campo ampliado, duas equipes se enfrentaram simulando saídas de bola e marcação sob pressão. Depois, houve uma atividade voltada para jogadas ofensivas.

Já o segundo trabalho teve foco nas saídas de bola defensivas sob pressão, enquanto outro grupo realizou um treino específico de bola aérea e finalizações. Alguns jogadores ainda aprimoraram chutes diretos ao gol. Por fim, em campo aberto, a equipe realizou um treinamento tático e um trabalho especial para lances de bola parada.

Foto: Rafael Rodrigues | ECBahia

Desfalques e Dúvidas

Santi Arias e Lucho Rodríguez desfalcam a equipe tricolor, pois estão servindo às suas seleções nas Eliminatórias da Copa do Mundo, representando Colômbia e Uruguai, respectivamente.

O atacante Ademir ainda é dúvida. Vetado da primeira partida devido a dores musculares, o camisa 7 segue em transição e realizou um treino físico e técnico especial no campo.


Escalação

A tendência é que Rogério Ceni mantenha a base da equipe que atuou no jogo de ida, fazendo apenas pequenos ajustes. O Bahia deve iniciar a partida com: Marcos Felipe, Gabriel Xavier, Kanu, Ramos Mingo, Luciano Juba, Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Erick Pulga e Willian José.

Arbitragem

Para esta partida, o árbitro principal será o goiano Wilton Pereira Sampaio, auxiliado por Rodrigo Figueiredo, do Rio de Janeiro, e Nailton de Sousa Oliveira, do Ceará. O responsável pelo VAR será o mineiro Marco Aurélio Ferreira.

Transmissão

A partida será transmitida pela TVE e canal do Youtube TV Bahêa.

Vamos, avante Esquadrão!
Vamos, serás o vencedor!
Vamos, conquista mais um tento!
Bahêa! Bahêa!B ahêa!

Por Thamires Barbosa

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se