Dia de contrariar as estatísticas, em busca de mais um título estadual

Neste domingo (23), o Vitória recebe o Bahia pelo jogo de volta da final do Campeonato Baiano. A bola rola às 16h, no Barradão, e como o Leão foi derrotado por 2 a 0 no primeiro duelo, a equipe precisa mostrar mais uma vez que “o Vitória é para quem acredita” e jogar como nunca para levantar mais uma taça do Baianão. O jogo da vida terá transmissão ao vivo na TVE, tanto na TV aberta quanto no canal do YouTube da emissora.
Além de precisar atuar bem diante da sua torcida, o Rubro-Negro também precisa quebrar um tabu histórico da dupla ba-Vi. Em 18 decisões entre os dois clubes no estadual, considerando apenas os jogos de ida e volta, quem venceu o primeiro confronto garantiu o título. Nos anos de 1997, 1998, 2010 e 2016, o vencedor do primeiro duelo até foi derrotado no jogo de volta, mas o placar nunca foi suficiente para mudar o campeão.
Desta vez, o Vitória precisa vencer com pelo menos dois gols de vantagem para levar a decisão aos pênaltis. Se quiser conquistar o título no tempo normal (e com fé em Deus, vai!), precisa triunfar por três ou mais gols de diferença. Vale lembrar que a equipe é a atual campeã estadual e, no ano passado, derrotou justamente o Bahia, com placar agregado de 4 a 3. Além disso, o Leão tem vantagem nos números gerais das finais: nos 30 duelos valendo taça, foram 16 títulos conquistados contra 14 do rival.
Carpini iniciou a preparação do elenco para o duelo decisivo na última quinta-feira (20) e teve, no total, três dias para trabalhar com o time, encerrando as atividades na manhã deste sábado (22).
Aliás, como já vinha acontecendo, a preparação do elenco Rubro-Negro foi mantida a sete chaves, e pouco se sabe sobre o que o técnico trabalhou. Sobre a recuperação de Matheusinho, ainda não há confirmação se o meia voltará a atuar, já que está fora há seis jogos, mas existe a possibilidade dele entrar em campo neste duelo importante.
A provável escalação do Vitória conta com: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres [Claudinho], Neris [Edu], Lucas Halter e Jamerson; Baralhas, Willian Oliveira [Ronald ou Pepê] e Matheusinho; Wellington Rato, Fabri e Janderson.
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
🗓️Data e horário: domingo, 23 de março de 2025, às 16h.
🟨 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
🟨 Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Nailton Júnior de Sousa Oliveira
📍 Local: Estádio Manoel Barradas (Barradão)
📺Transmissão: TVE
“AVANTE, MEU LEÃO!”
Por Tamara Ferreira
*Esclarecemos que os textos desta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.