Timão faz 2 a 0 no Barcelona-EQU, mas não reverte placar agregado e disputará a Sul-Americana
Na noite desta quarta-feira (6), na Neo Química Arena, o Corinthians venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 0, mas não conseguiu evitar a eliminação na fase preliminar da Libertadores. O Timão precisava reverter a derrota por 3 a 0 sofrida no Equador, marcou com Félix Torres e Carrillo, mas não alcançou o terceiro gol que levaria a decisão para os pênaltis.
Após o apagão da equipe em Guayaquil na semana passada, o Corinthians entrou em campo disposto a buscar a virada e começou o jogo pressionando. Antes do primeiro minuto, Yuri Alberto já levou perigo de cabeça. O atacante teve outra chance em finalização forte, defendida por Contreras.

O Timão seguiu dominando a posse de bola e criando oportunidades, mas a ansiedade atrapalhou a equipe. Ramón Díaz fez ajustes e deixou o time mais ofensivo ao colocar Romero no lugar de Raniele. O gol que inflamou a Fiel saiu aos 39 minutos: após cobrança de escanteio, Félix Torres subiu mais alto que a defesa e abriu o placar.
O time do Parque São Jorge voltou mais nervoso para a segunda etapa, o que levou o Barcelona a conseguir conter o ímpeto inicial. No entanto, a expulsão do brasileiro Leonai, aos 16 minutos, após impedir Martinez de progredir em direção ao gol, deu novo ânimo ao Timão.
Com um a mais, a equipe alvinegra aumentou a pressão e acumulou escanteios. Aos 42 minutos, Carrillo marcou o segundo gol, mas a arbitragem inicialmente anulou o lance. Após checagem do VAR, o gol foi confirmado, renovando a esperança da torcida, que com 44.602 torcedores presentes, empurrou o time durante os 90 minutos.

Nos minutos finais, o Timão tentou de todas as formas, mas a defesa equatoriana resistiu. O apito final decretou a eliminação do Timão, que agora disputará a Sul-Americana e, por moralidade, tem obrigação de trazer este título.
A eliminação serve de alerta para o Corinthians, que tem um desafio importante no domingo (16). Pela semifinal do Campeonato Paulista, o Timão jogará fora de casa contra o Palmeiras e precisará buscar um bom resultado para avançar à decisão. Diferente do que aconteceu na Libertadores, não haverá espaço para tropeços. O time de Ramón Díaz precisa demonstrar mais eficiência fora de casa para não repetir os erros e garantir a taça!
VAI CORINTHIANS!
Por Roanna Marques
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.