Falta de intensidade do Timão frustra torcedores e obriga decisão em casa
A expectativa era de um Corinthians dominante na estreia da Copa Libertadores 2025, mas o que se viu na noite desta quarta-feira (19), foi um time displicente, que desperdiçou chances e permitiu que o Universidad Central chegasse ao empate. O placar de 1 a 1 no Estádio Olímpico de la UCV, na Venezuela, não elimina as chances de classificação, mas obriga o Timão a buscar a vaga em casa sem margem para erros.
O primeiro tempo foi de total controle corinthiano. Com mais de 60% da posse de bola, a equipe criou as melhores oportunidades, mas parou na falta de capricho nas finalizações. Memphis Depay e Yuri Alberto tiveram chances claras, mas foi apenas aos 36 minutos que Carrillo abriu o placar após boa jogada pela esquerda, com toque do Depay, que teve visão do jogo. O domínio do Timão dava a impressão de que a vitória seria construída sem grandes dificuldades, mas como sempre, o relaxamento da equipe após abrir o placar custou caro.

A lesão de Raniele logo aos 16 minutos foi um primeiro sinal de alerta para o time de Ramón Díaz, que viu Breno Bidon estrear na temporada. O Corinthians seguiu sem ser ameaçado até o intervalo e com chances claras de gol, mesmo com o susto do quase gol do time adversário, tirado em cima pelo zagueiro André Ramalho.
No segundo tempo, a displicência corinthiana ficou evidente. O ritmo caiu drasticamente, o Universidad Central começou a se animar no jogo e a pressão veio. João Pedro Tchoca quase ampliou, mas a equipe venezuelana respondeu com chances de Sosa e Martínez, obrigando Hugo Souza a trabalhar. O castigo veio aos 30 minutos, quando Zapata finalizou. Hugo Souza fez grande defesa, mas a bola bateu em Tchoca e entrou, decretando o empate.
Somente depois do gol sofrido o Corinthians voltou a se lançar ao ataque. Mas sem organização e intensidade suficiente, não conseguiu mudar o placar, mesmo com a entrada de Talles Magno, que é o artilheiro da temporada até o momento. O apito final selou um sentimento de frustração no torcedor, que esperava um triunfo convincente na estreia da competição.

Agora, o Corinthians terá que decidir a vaga na próxima quarta-feira (26), às 21h30, diante da sua torcida. Se avançar, enfrentará na terceira fase o vencedor do confronto entre Barcelona-EQU e El Nacional-EQU.
A Fiel espera uma postura diferente da equipe para garantir a classificação sem sustos e seguir o sonho do Bi na Copa Libertadores.
VAI CORINTHIANS!
Por Roanna Marques
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.