Libertadores: A decisão ficou para a Fonte!


Bahia arranca empate contra o The Strongest na altitude

Foto: Letícia Martins / ECBahia

Saudações tricolores!

A noite desta terça-feira (18) foi marcada pelo retorno do Esquadrão de Aço à Libertadores. O Bahia conquistou um resultado importante no jogo de ida da segunda fase eliminatória, ao empatar em 1 a 1 com o The Strongest, em La Paz.

Apesar do grande desgaste físico causado pela altitude, que impactou diretamente a performance dos atletas em campo, a equipe se mostrou incrivelmente superior aos donos de casa. Mesmo tendo o adversário aberto o placar, o Bahia lutou contra seus próprios limites e garantiu o empate, com gol de Willian José.

A partida

Como esperado, o Bahia entrou em campo com um time mais defensivo. O Tricolor iniciou a partida com Marcos Felipe, Gabriel Xavier, Kanu, Gilberto, Ramos Mingo, Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Jean Lucas, Ademir, Erick Pulga e Luciano Rodriguez. 

O Bahia chegou motivado para a partida diante do The Strongest. Mesmo jogando em plena altitude de La Paz, o Tricolor iniciou o jogo a todo vapor. Aos dois minutos, Caio Alexandre acertou o travessão. No minuto seguinte, Gilberto chutou, e o goleiro fez uma grande defesa para afastar o perigo. 

Com apenas 5 minutos de jogo, o The Strongest teve seu jogador Ursino expulso, após uma entrada duríssima em Gilberto. A princípio, o árbitro aplicou o cartão amarelo, mas o VAR avaliou a situação e o cartão foi substituído pelo vermelho.

O Bahia manteve a maior posse de bola, mesmo com o desgaste físico dos visitantes. Os atletas do Tricolor desenvolveram bem as jogadas, mas todas as oportunidades foram contidas pelo goleiro adversário. Aos 31’, Lucho avançou pela intermediária, mas acabou esbarrando no goleiro. A bola sobrou para Everton Ribeiro, que estava fora do tempo e não conseguiu finalizar. Logo em seguida, Erick Pulga avançou pela esquerda e cruzou para a grande área, onde encontrou Lucho. O camisa 17 chutou com firmeza, mas o goleiro defendeu a bola com a ponta do pé.

Em um contra-ataque dos bolivianos, Gilberto não conseguiu acompanhar e Guerrero marcou para os donos da casa. Já no acréscimo, Ademir desperdiçou uma oportunidade cara a cara com o goleiro, chutou fraco e o goleiro defendeu sem dificuldade.

Rogério Ceni voltou para o segundo tempo com duas mudanças importantes: Gilberto e Ademir saíram, dando lugar a Juba e Willian José. Nos minutos iniciais da segunda etapa, o Bahia não conseguiu organizar suas jogadas, parecia que o clima começava a pesar para a equipe baiana. Os bolivianos aproveitaram a fragilidade do Tricolor e passaram a pressionar mais. Eles tiveram algumas boas oportunidades, mas sem êxito.

Aos 21 minutos, tivemos mais duas substituições: Everton e Jean Lucas saíram, enquanto Nestor e Cauly entraram para dar mais velocidade à equipe. E foi dos pés do mago Cauly que se iniciou a jogada que originou o gol do empate, aos 23 minutos. O camisa 8 driblou a zaga adversária, fez um corta-luz e chutou para o gol. O goleiro tirou susto, mas o rebote foi direto para os pés de Willian José, que chutou para o fundo das redes, empatando a partida para o Esquadrão. O gol serviu de gás a mais para os atletas do Bahia, que foram para cima dos donos da casa. Contudo, acabaram desacelerando devido ao desgaste físico, enquanto os bolivianos seguiram inteiros na partida.

Os jogadores do Bahia começaram a poupar esforços, o cansaço imperou na equipe, que se mostrava satisfeita com o empate e trabalhou a bola apenas nos minutos finais, para segurar o placar do jogo. Os donos da casa ainda tentaram explorar pela direita, mas a partida encerrou com o placar de 1 a 1. 

Com o empate, o Tricolor dependerá apenas de seu desempenho em casa para garantir a vaga na próxima fase eliminatória. Um triunfo assegura a classificação para a terceira etapa, enquanto um novo empate leva a decisão para os pênaltis.

Foto: Divulgação Conmebol

Agenda

O jogo de volta contra o The Strongest será na próxima terça-feira (25), na Arena Fonte Nova. Antes disso, porém, o Tricolor enfrentará a Juazeirense pelo Campeonato Baiano, no sábado (22), às 18h30, também em casa.

Vamos avante, Esquadrão!

Por Thamires Barbosa

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se