No duelo draconiano, o alvirrubro levou a melhor
O América de Natal enfrentou, nesta terça-feira (18), a equipe do Confiança, na abertura da quarta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal-RN. A partida, que teve início às 19h (horário de Brasília), terminou em 2 a 1 para o time mandante.

Os dragões alvirrubro e azulino entraram em campo em um verdadeiro clima de batalha: ambos contavam com 4 pontos na tabela de classificação do grupo B da Copa do Nordeste. Uma vitória seria crucial para ficar mais perto da classificação para a próxima fase da competição.
Por esta razão, o jogo começou truncado. Ambos os times encontravam dificuldades para passar do meio de campo. Porém, já aos 13 minutos, a linha de defesa americana falhou e o time sergipano abriu o placar. Neto recebeu lançamento de Rodriguinho e aproveitou a falha na marcação para enviar a bola para o fundo das redes.
Em uma partida tão disputada assim, não podia faltar drama. Aos 23 minutos, após Ítalo e Ricardo Bueno trocarem passes próximo à pequena área do Confiança, a bola bateu na mão de Maicon, zagueiro do time visitante, e até mudou de direção. O juiz da partida, porém, mandou seguir, não marcando a penalidade.
Na sequência do primeiro tempo, só deu Mecão. O time mandante dominou a posse de bola e o meio campo, porém pecando, em mais uma apresentação, nas finalizações. Após o gol, o Confiança recuou as linhas e deixou a bola com o América, que não soube aproveitar. Muitos passes, nenhuma efetividade.
A equipe natalense voltou para o segundo tempo com mudança de peças e de posicionamento, substituindo o meia Roldan pelo atacante Thiaguinho. Nos primeiros 5 minutos da segunda etapa, esta mudança se mostrou perigosa. O time visitante quase ampliou o placar em duas oportunidades, ambas provenientes de jogadas do lado direito da defesa do América.
Aos 23 minutos, após mais algumas mudanças no Alvirrubro, Thiaguinho recebe um presente dos pés de Giva, que havia acabado de entrar na partida, para deixar tudo igual na Arena das Dunas, lançando um foguete dentro do gol do Confiança, sem chance para o goleiro Rafael Mariano.
Exatamente dois minutos depois, veio a virada neste duelo. O próprio Giva, que estava jogando apenas a segunda partida após retornar de lesão, aproveitou a falha na reposição de bola pelo Confiança e sacramentou a vitória do Mecão, marcando o segundo gol do time na partida.
Nos minutos finais do jogo, o cansaço do time potiguar era visível e, mesmo com um jogador a mais, após a expulsão do jogador Ronald Camarão, foi difícil conter a pressão adversária. O América contou com falhas na finalização do Time Proletário e com belas defesas do goleiro Renan Bragança.

Com este resultado, o América de Natal alcança, momentaneamente, a segunda posição do Grupo B da Copa do Nordeste, com 7 pontos, empatado com o Bahia. Já o Confiança caiu para a sexta posição, pois está com saldo de gols negativo, embora tenha a mesma pontuação de Ceará e Náutico, ambos com saldo zerado.
Já classificado para as semifinais do Campeonato Potiguar, o Mecão aguarda seu adversário neste certame, enquanto Santa Cruz de Natal e Potiguar se enfrentam pelas quartas de final. O próximo duelo do Alvirrubro será diante do União-TO, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida acontecerá na quarta-feira (26), às 20h, no Estádio Mirandão, em Araguaína-TO
Por Carmen Gabrielli.
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.