Bahia e The Strongest se enfrentarão nesta terça-feira (18), em La Paz
Fala, Nação Tricolor!
Chegou o momento mais aguardado do ano para milhares de torcedores do Bahia: a volta do Esquadrão a Libertadores. Após 35 anos, o time retorna a esta competição histórica, e para muitos, como eu, é a realização de um sonho.
O adversário da vez será o The Strongest, da Bolívia, em uma partida que promete muita emoção. O jogo acontecerá nesta terça-feira (18), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hernando Siles, em La Paz.
A partida será, sem dúvida, um grande desafio, principalmente pela altitude de La Paz. A cidade está localizada a cerca de 3.650 metros acima do nível do mar, o que torna o jogo ainda mais difícil para os jogadores. A altitude pode reduzir a saturação de oxigênio no organismo em até 33%, o que provoca uma série de problemas físicos, como falta de ar, dor de cabeça, tontura, enjoos, confusão mental e até sangramentos nasais.

Do ponto de vista técnico, a altitude também afeta a performance. Jogadores podem encontrar dificuldades para chutar a gol, disputar bolas aéreas ou achar a força ideal para as finalizações. Para os goleiros, é comum perder a noção do tempo de bola, o que pode impactar na precisão das defesas.
Para encarar esse grande desafio, Rogério Ceni e sua comissão técnica têm se dedicado intensamente nos últimos dias. Os atletas vêm treinando com o uso de máscaras, simulando as condições do clima boliviano. O time embarcou na tarde desta segunda-feira (17), sendo recebido com muita festa pelos torcedores no aeroporto, que marcaram presença e deram aquele axé especial. Antes disso, os goleiros Danilo Fernandes e Marcos Felipe viajaram na quinta-feira (13) para realizar a adaptação à altitude.
Falaê, professor!
Em entrevista, o técnico Rogério Ceni expressou suas preocupações em relação aos desafios impostos pela altitude e reconheceu que a equipe encontrará dificuldades na Bolívia. Ele também ressaltou a importância de respeitar o adversário, que tem adquirido valiosa experiência ao disputar a Libertadores de forma consecutiva nos últimos anos. Apesar de o The Strongest ainda não ter jogado partidas oficiais nesta temporada, Ceni enfatizou as dificuldades que o time enfrentará na partida.
“O primeiro adversário é o The Strongest, que joga Libertadores há dez anos seguidos. É um time com experiência na competição, com vivência e rodagem e merece todo respeito, pois está sempre participando. A altitude é o nosso segundo adversário, mas vamos ter que encarar isso durante o jogo. Vejo um time (The Strongest) sem jogos oficiais, com alguns amistosos, e sabemos que o comportamento nunca é o mesmo. Mas o que eu acho que vamos passar bastante dificuldades. O objetivo principal da temporada é estar em uma competição internacional e para isso é preciso passar o The Strongest para se garantir ao menos em uma Sul-americana. Que a gente tenha discernimento, que os atletas tenham boas escolhas dentro do campo; eu acho que podemos competir e trazer um resultado minimamente bom para que a gente consiga na Fonte Nova a classificação”.
Ceni também ressaltou a importância de vencer o The Strongest, pois só assim o Bahia garantirá, no mínimo, uma vaga na Copa Sul-Americana e manterá o Tricolor vivo na disputa por uma vaga na fase de grupos da Libertadores.

Escalação
Devido as condições climáticas, o Bahia deve iniciar a partida com um time mais recuado, a fim de não sobrecarregar os atletas. Assim a provável escalação será a seguinte: Danilo Fernandes, Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Santiago Mingo, Jean Lucas, Caio Alexandre, Lucho Rodríguez, Éverton Ribeiro, Erick Pulga e Ademir.
Arbitragem
A Conmebol definiu o trio de arbitragem equatoriano para a partida. O árbitro principal será Guillermo Guerrero, com Cristian Lescano e Andres Tola como assistentes. O responsável pelo VAR será o conterrâneo Franklin Congo.
Transmissão
A partida será transmitida exclusivamente pelo canal fechado Paramount+. Junte sua galera e vamos, juntos, torcer pelo nosso Esquadrão! Vamos avante! BBMP!!!
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.