Sacudindo a poeira do último jogo, Juventude viaja a Pelotas para buscar 3 pontos importantes

Neste sábado (15), às 16h30, o estádio Boca do Lobo, em Pelotas, recebe mais um embate que ajudará a decidir as semifinais do Campeonato Gaúcho. O Verdão de Caxias chega na Capital Nacional do Doce com a missão de garantir os pontos necessários para se manter no topo da tabela geral da competição e garantir o confronto contra o melhor segundo lugar na semifinal. O jogo terá transmissão com imagens pelos canais Premiere e Sportv 3.
Levando em consideração que o Pelotas é mais um dos que fogem do “Quadrangular da Morte”, esse tem tudo para ser mais um jogo tranquilo. Contudo, sabendo que “um dia é da caça e o outro é do caçador”, precisamos de mais do que tranquilidade para analisar esse jogo. Principalmente quando lembramos que os últimos quatro encontros entre estes times foram duas vitórias do Lobo, uma vitória do Ju e um empate, tudo pode acontecer.
O Pelotas vem de uma derrota elástica promovida pelo Grêmio. O Glorioso levou 5 gols do Tricolor – fora o baile. Naturalmente, isso pode ser motivo para certo desânimo para o próximo jogo, mesmo assim, acredito que a briga pela permanência na elite do futebol gaúcho desbloqueie uma vontade que pode dar trabalho dentro de campo. Em momentos como esse, sabemos que a qualidade técnica importa, mas a raça pode também ser muito decisiva. É como diz o ditado: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”.
Do lado do Juventude, o seguir da semana foi de bastante revolta por parte da torcida e trabalho por parte da equipe e da comissão técnica. Nas redes sociais, o clube postou fotos dos treinos e deixou claro a seriedade com a qual o elenco está enfrentando essa reta final de primeira fase. A postura forte e determinada mostra que eles sabem que “não adianta chorar pelo leite derramado”.

De volta ao grupo, o atacante Abner e o zagueiro Ênio estarão à disposição do professor Fábio Matias para esse jogo, o que rende um pouco mais de confiança para a torcida e para o time, principalmente na defesa. Uma dupla de zaga com Ênio e Marcos Paulo deixa a barreira alviverde muito mais difícil de ser transpassada, o que me agrada.
Os titulares que provavelmente defenderão o Papão nessa oitava rodada serão: Gustavo; Ewerthon, Abner, Marcos Paulo (Kawan), Felipinho; Giraldo, Jadson e Jean Carlos (Mandaca); Ênio, Giovanny e Erick Farias.
Nossos guris entram confiantes, apesar de tudo, e sabendo que já estão classificados, o que pode baixar a ansiedade. Além dos 3 pontos, o Juve também torce para que o Internacional tenha seu primeiro tropeço contra o Monsoon, já que uma vitória alviverde e uma derrota colorada garantiriam o primeiro lugar isolado ao time de Caxias.
Em um final de semana decisivo, é importante lembrar que nenhum jogo é fácil ou já está ganho antes do apito final. Devemos manter a lucidez, como pediu Fábio Matias ao dizer que o Juventude está enfrentando o Gauchão “ponto a ponto e jogo a jogo”. A animação e o otimismo são bem-vindos, afinal, conseguimos uma sequência final de primeira fase bastante confortável, porém sempre com a consciência de que a rapadura é doce, mas não é mole não.
Por Luiza Corrêa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.