Com dois gols de pênalti no primeiro tempo e polêmicas na arbitragem, Macaca aproveita superioridade numérica e sai vitoriosa no clássico campineiro
No Dérbi 209, realizado neste domingo, 9 de fevereiro de 2025, a Ponte Preta venceu o Guarani por 2 a 0, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. A partida, válida pela 8ª rodada do Campeonato Paulista, foi marcada por polêmicas envolvendo pênaltis e expulsões.
Aos 25 minutos do primeiro tempo, Jean Dias, da Ponte Preta, foi derrubado na área pelo zagueiro Lucas Rafael, do Guarani. Após revisão do VAR, o árbitro Raphael Claus confirmou o pênalti e expulsou Lucas Rafael. Danilo Barcelos converteu a cobrança, abrindo o placar para a Macaca.
Com um jogador a mais, a Ponte Preta dominou o restante do primeiro tempo. Nos acréscimos, Jean Dias sofreu outro pênalti e ele mesmo ampliou a vantagem, fechando o placar em 2 a 0.

No segundo tempo, o Guarani tentou reagir, mas encontrou dificuldades devido à inferioridade numérica. A Ponte Preta administrou a vantagem e garantiu a vitória no clássico campineiro.
Com este resultado, a Ponte Preta alcançou 15 pontos, consolidando-se na zona de classificação para as quartas de final do Paulistão. O Guarani permanece com 10 pontos, ainda liderando o Grupo B, mas vê a aproximação dos adversários.
Este resultado também tem um sabor de revanche para a Ponte Preta, que não vencia o rival desde 2023. Este dérbi foi marcado por decisões controversas da arbitragem, especialmente nos lances dos pênaltis e nas expulsões, gerando debates entre torcedores e analistas.
Por: Ana Freitas
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo