Clássico gre-NAL termina em empate por 1 a 1 pela 6ª rodada do campeonato estadual
Grêmio e Internacional se enfrentaram no primeiro clássico entre as equipes em 2025, no GreNAL 444 da história. Na Arena, as duas equipes ficaram no empate pelo placar de 1 x 1.

Durante os primeiros 45 minutos da partida, o Internacional manteve o domínio porém não conseguiu completar as finalizações de gol. O momento mais curioso e polêmico da partida foi aproximadamente aos 30 minutos da primeira etapa, quando o técnico Roger Machado foi “expulso” sem receber cartão vermelho.
A confusão se iniciou quando houve atritos entre a comissão técnica do Inter com a arbitragem, que ocasionou na expulsão do auxiliar técnico Roberto Ribas. O mesmo reclamava continuamente, pedindo cartão amarelo para João Pedro do Grêmio, mesmo com a falta ganha para o Internacional.
Segundo a arbitragem, há no protocolo do Campeonato Gaúcho um artigo que ressalta a saída imediata do técnico da beira do gramado se algum membro da comissão técnica receber cartão vermelho. Assim, sinaliza que o comandante é responsável pela sua comissão. Insatisfeito com a decisão do árbitro, Roger se dirigiu ao vestiário juntamente com o seu auxiliar. Lembrando que o técnico do Colorado não estará advertido na próxima partida.
Os últimos 45 minutos de jogo se iniciaram com o Inter mantendo o domínio e tentando criar chances de gol, mas logo houve a resposta gremista. Aproximadamente aos 20 minutos, o Tricolor sofreu uma falta fora da área, e no momento que a bola foi lançada, se rebateu na barreira colorada, desviada com o cotovelo do atacante Wanderson.
O árbitro Rafael Klein sinalizou que o braço do jogador estava junto ao corpo, mas chamado pelo VAR para rever o lance, ele marcou o pênalti para a equipe gremista.
Braithwaite abriu o marcador para o Grêmio, que chutou no meio do gol, deslocando o goleiro Anthoni para o lado esquerdo.
O Clube do Povo reagiu assim que sofreu a desvantagem perante o Grêmio. No lance, Alan Patrick bateu escanteio para o Inter e Fernando foi ágil para mandar de cabeça para o gol, evitando chance de defesa para o goleiro adversário. Nos últimos minutos da partida, ambas as equipes continuaram mantendo o foco no jogo, no qual se encerrou no empate.
Em destaque, o Internacional se manteve melhor no jogo, criando algumas chances de gol, mas não teve sucesso nas finalizações. Enquanto isso, o Grêmio permaneceu na defesa, criando poucas oportunidades.
Alguns jogadores finalizaram a partida com cartões amarelos, como Vitão (Internacional), Jemerson (Grêmio) e Bruno Henrique (Internacional).
Atualização do retrospecto do clássico gre-NAL: são 444 confrontos, sendo 164 vitórias do Inter, 141 vitórias do Grêmio e 138 empates.
Tanto o Inter quanto o Grêmio saíram insatisfeitos com o resultado final, já que ambos almejavam os três pontos. Para o Internacional, a falha na finalização foi decisiva, pois a equipe terminou a partida com 14 finalizações contra 6 da equipe gremista. Além disso, a expulsão do seu técnico comprometeu o desenvolvimento na partida para a vitória.
Já o Grêmio ficou insatisfeito na falha do gol da equipe colorada. Como consequência do empate, o Tricolor colocou a sua posição no grupo A em risco. O Internacional pode comprometer a colocação de melhor campanha no geral do Campeonato Gaúcho, em caso de vitória do Juventude neste domingo (9).
O próximo compromisso da equipe Colorada será na próxima quarta-feira (12) contra o São Luiz, pela 7ª rodada do Gauchão, fora de casa.
Por Larissa Ferreira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo