RESPEITA AS GURIAS


Grêmio vence Brasil nos pênaltis e é campeão da Ladies Cup 2024

Fotos Grêmio FBPA

Respeita as Gurias Gremistas, pois elas escreveram um capítulo importante do futebol feminino dentro e fora das quatro linhas. Em um ano atípico no Rio Grande do Sul, onde os gaúchos foram atingidos pelas enchentes, em que as jogadoras trabalharam incansavelmente para ajudar seus familiares e pessoas atingidas que estavam acolhidas no abrigo da Ulbra, onde fica o Complexo Esportivo que ocorre os treinos. E chegando na reta final da competição ainda foram vítimas de racismo. Mas as adversidades não as pararam, muito pelo contrário foram lá que encontraram forças para seguirem firmes.

No domingo (22), no Estádio Canindé, em São Paulo, ocorreu partida válida pela final da Brasil Ladies Cup, entre Gurias Gremistas e Bahia que terminou empatada, com gols de Mila Santos e Kaiuska, e foi para os pênaltis. Nass penalidades maximas o placar foi de 2 a 1, com gols de Dayana Rodriguez, Shashá do Imortal e Tchula do Esquadrão de Aço. A goleira Vivi Holtez, foi sensacional para garantir o título.
A técnica Thaissan Passos escalou a seguinte equipe para a partida: Vivi Holzel; Dani Barão, Brito, Sassá; Shashá, Dayana Rodriguez, Bia Santos, Pri Back (Raquel Fernandes), Gisele; Maria Dias (Maria) e Cássia.

As Gurias entraram em campo pressionando, criando oportunidades, com ações defensivas e levando perigo a defesa adversária desde os minutos iniciais, aos 20 minutos, após receber a bola de Dayana Rodriguez, Bia Santos de cabeça, abriu o placar. A partida seguiu intensa até o apito final.

Na etapa complementar, sem modificações na equipe, o Grêmio retornou a campo pressionando e criando oportunidades, porém, aos 21 minutos, o adversário fez o gol de empate. Com as duas equipes já apresentando desgaste físico e sem muitas criações, a partida acabou indo para os pênaltis.

E foi nos pênaltis que vimos o show da goleira Vivi Holtel e conquistamos mais um título para fechar o ano.

As Gurias Gremistas são as únicas que tem dois títulos da Brasil Ladies Cup, que além do Profissional, tem da equipe Sub-20, em 2023. É as Gurias do Grêmio fazendo história!

EXTRACAMPO

Fotos Grêmio FBPA

Antes da bola rolar ocorreu um manifesto de ambas as equipes contra o racismo. As atletas entraram com faixas com dizeres: “Não ao racismo”, uma faixa preta no braço, com punhos cerrados e erguidos, como posição simbólica de combate à discriminação racial. Foi lido o manifesto: “Nós, do Grêmio, um clube de todos, ergueremos a nossa voz, e combateremos o racismo sempre, dentro e fora das quatro linhas”. Lateral Dani Baräo.

O uniforme das Gurias Gremistas teve o patch do Clube de Todos, projeto voltado à luta contra a intolerância e à discriminação, o Uniforme terceiro é inspirado no primeiro jogador negro do Grêmio a ser Campeão do Mundo com a Seleção Brasileira, em 1970, o lateral-direito Everaldo.

Eu como admiradora, defensora e seguidora do futebol feminino, sei o quanto foi sofrido a história dessas atletas para chegar onde estão, sei também que falta muito para chegar aonde merecem estar e ter uma estrutura adequada, mas finalmente hoje dentro do nosso Clube temos um departamento formado por mulheres guerreiras, determinadas, com os mesmos sonhos e objetivos, sem falar que a diretora do feminino dentro do Grêmio, Marianita Nascimento é a percursora do futebol feminino no Rio Gramde do Sul e foi a primeira Capitã do Tricolor.

Parabéns, Gurias vocês são nosso orgulho!

Marcy Dutra

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se