Com o primeiro objetivo conquistado, o Leão da Barra encara o Tricolor Gaúcho para garantir uma vaga na Copa Sul-Americana
Nesta quarta-feira (04), o Vitória recebe o Grêmio pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto está marcado para às 20h (horário de Brasília), no estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador, com transmissão pelo Premiere. Impulsionado por três vitórias nos últimos cinco jogos, o Leão vai em busca de um novo objetivo: a vaga na Copa Sul-Americana
O Rubro-Negro Baiano chega ao duelo ocupando a 10ª posição na tabela, com 45 pontos. Já o Tricolor Gaúcho está logo atrás, na 11ª colocação, com 44 pontos, mas vive um momento irregular, com apenas um triunfo nos últimos cinco compromissos. Já garantido na Série A do Brasileirão em 2025, o Vitória precisa de apenas uma vitória para assegurar a vaga na Copa Sul-Americana. Até dois empates seriam suficientes, mas, como a equipe e a torcida nunca deixam de acreditar, o foco está nos três pontos. Caso vença o Grêmio, o time comandado por Thiago Carpini alcançará 48 pontos e, com isso, não poderá mais ser ultrapassado por Atlético-MG, Athletico-PR e Vasco, que ainda têm confrontos diretos e não conseguiriam igualar essa pontuação.
Para quem viu o Vitória sair da vice-lanterna do campeonato e garantir a permanência na Série A faltando duas rodadas para o fim, sonhar com uma vaga nas preliminares da Copa Libertadores não parece impossível. Para isso, o time precisa vencer os dois jogos restantes (Grêmio e Flamengo) e torcer para que Bahia e Cruzeiro somem, no máximo, um ponto nessas partidas.
Atualmente, as chances do Leão da Barra alcançar esse feito são de apenas 2,7%, mas considerando que, há poucos meses, muitos apostaram no rebaixamento da equipe, por que não acreditar em uma classificação épica e emocionante?
Brincadeiras à parte (ou não), a torcida já celebra a permanência na elite do futebol brasileiro e agora sonha com algo maior, assim como os jogadores. Restam duas rodadas para descobrir o que o futuro reserva para o Vitória em 2025.
O Leão da Barra iniciou sua preparação para o confronto na última segunda-feira (02), um dia após vencer o Fortaleza por 2 a 0, com gols de Alerrandro. Os jogadores que atuaram por mais de 45 minutos na partida realizaram atividades voltadas para a recuperação muscular, enquanto o restante do elenco participou de um treino coletivo em campo reduzido, com oito jogadores de cada lado.
Os goleiros também fizeram trabalhos específicos focados em suas posições. A preparação para o duelo foi encerrada na tarde desta terça-feira (03), deixando a equipe pronta para buscar mais uma vitória diante do Grêmio.
Em relação a Matheusinho, que saiu lesionado na última partida, o meia segue com desconfortos no tornozelo esquerdo e já iniciou o tratamento. Com isso, ele está confirmado como desfalque para o confronto contra o Grêmio e pode também não atuar na última rodada contra o Flamengo. Outro desfalque para o duelo será o atacante Zé Hugo, que cumprirá suspensão devido ao acúmulo de cartões amarelos. Por outro lado, uma boa notícia para o Vitória é o retorno de Carlos Eduardo, que volta a ficar à disposição após cumprir suspensão na rodada anterior.
A provável escalação do Vitória conta com: Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Neris, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Willian Oliveira e Ricardo Ryller; Gustavo Mosquito, Alerrandro e Carlos Eduardo (Janderson).
INFORMAÇÕES DA PARTIDA
🗓️Data e horário: quarta-feira, 04 de dezembro de 2024, às 20h.
📍 Local: Barradão, em Salvador (BA).
🟨Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ).
🟨VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ).
📺Transmissão: Premiere
“AVANTE MEU LEÃO!”
Por Tamara Ferreira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo