PERMANECEMOS NA SÉRIE A!


Leão da Barra garante sua permanência na elite do futebol e agora mira uma vaga na Sul-Americana 

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória 

Na noite deste domingo (1), o Vitória recebeu o Fortaleza, no no estádio Manoel Barradas (Barradão), em Salvador, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Rubro-Negro Baiano venceu por 2 a 0. Os dois gols do triunfo foram marcados por Alerrandro, ou, como a torcida já o apelidou, ALEGOL.

O enredo da história já estava escrito e não haveria nada que tirasse os três pontos da equipe do Vitória. Aos 2 minutos, o Leão perdeu Matheusinho, que acabou levando a pior em uma disputa de bola. O meia não conseguiu continuar em campo e foi substituído pelo atacante Gustavo Mosquito, que por sinal, foi extremamente importante na construção da jogada que resultou no primeiro gol da equipe.

O Vitória começou impondo seu jogo, mostrando mais efetividade no ataque. Aos 7 minutos, a primeira grande oportunidade surgiu: em cobrança de escanteio realizada por Lucas Esteves, a bola sobrou para Edu, que livre, cabeceou, mas a bola passou por cima do gol.

O Rubro-Negro manteve a pressão e, aos 8 minutos, abriu o placar em uma jogada rápida. Janderson interceptou a bola e acionou Lucas Esteves, que encontrou Gustavo Mosquito pela direita, o atacante cruzou e após um desvio, a bola sobrou para Alerrandro, que, sem marcação, finalizou com precisão, estufando as redes do goleiro João Lucas. 

Com o gol, o Barradão explodiu e o Vitória colocava o primeiro pé na permanência. Os atletas seguiram controlando a partida, tomando iniciativa – algo que não era nem previsto, já que a ideia era se defender e contra-atacar quando fosse possível -, mas aquela energia, força de vontade e garra estavam em campo, os atletas queriam como nunca os três pontos.

O jogo começou a ficar mais movimentado após os 30 minutos da etapa inicial. Aos 33 minutos, o Fortaleza buscou o ataque, mas a defesa do Vitória roubou a bola e partiu para o contra-ataque. Porém, na conclusão do lance, Kuscevic afastou o perigo e mandou para escanteio. Na cobrança, João Ricardo precisou se esticar ao máximo para evitar o que seria o segundo gol do Leão da Barra.

Dois minutos depois, aos 35 minutos, foi a vez de Wagner Leonardo tentar ampliar. O zagueiro cabeceou livre de marcação, mas a bola subiu muito e saiu em tiro de meta. Entretanto, o Leão da Barra não precisou esperar muito para marcar outro gol na partida. Após a cobrança do tiro de meta, João Ricardo recebeu de Titi e, quando foi realizar o passe, cometeu um erro crucial. Alerrandro, que tem um excelente faro para marcar, aproveitou a falha e marcou o segundo gol do Vitória, aumentando a atmosfera indescritível do Barradão.

Com esse gol, Alerrandro chegou a uma marca impressionante, se igualando a Yuri Alberto na artilharia do campeonato, consolidando-se como um dos destaques da equipe na temporada.

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória 

O Fortaleza tentou levar perigo a defesa do Vitória, mas ou finalizou mal ou viu Lucas Arcanjo levar a melhor.

No segundo tempo, era de se esperar que o Fortaleza iria aumentar a pressão, sendo assim, o Leão recuou para se proteger.

Em decorrência disso, o Vitória só chegou ao ataque aos 10 minutos. Quando Janderson recebeu, mas finalizou fraco, facilitando a defesa de João Ricardo. 

Vale ressaltar que o Fortaleza se lançou várias vezes ao ataque, mas Lucas Arcanjo, Cria da Toca vivia uma noite mágica, assim como o resto do time e defendeu todos os lances de perigo da equipe adversária.

Aos 27 minutos, o Rubro-Negro quase ampliou. Em outro contra-ataque, Alerrandro se destacou ao vencer a marcação no meio de campo e lançar Everaldo. Contudo, na hora da finalização, o atacante foi bloqueado pela defesa adversária.

O Vitória chegou a balançar novamente as redes aos 30 minutos. Após uma cobrança de escanteio, Edu cabeceou, João Ricardo defendeu, mas no rebote, Alerrandro ajeitou para o camisa 43 marcar com o gol aberto. No entanto, o árbitro foi chamado pelo VAR e anulou o gol devido a um impedimento de Willian Oliveira na origem da jogada.

A partida seguiu intensa nos minutos finais, com o Leão buscando ampliar o placar. Aos 36 minutos, o Vitória teve mais uma grande chance em cobrança de escanteio. Wagner Leonardo subiu bem e cabeceou firme, mas o goleiro João Ricardo fez uma defesa crucial, evitando o terceiro gol do Rubro-Negro.

Pouco depois, aos 40 minutos, o Fortaleza quase diminuiu o placar. Kuscevic encontrou Pikachu em ótima posição. O meia ficou cara a cara com Lucas Arcanjo e finalizou cruzado, mas o Cria do Vitória brilhou novamente, realizando uma defesa espetacular e garantindo que as redes do Leão da Barra permanecessem intactas.

Com a vitória, o Vitória chegou aos 45 pontos, subindo para a 10ª posição. Agora, o time baiano luta por uma vaga na Copa Sul-Americana, coroando a temporada com um objetivo além da permanência.

O próximo desafio será diante do Grêmio, no Barradão, na quarta-feira (4), às 20h.

Por Tamara Ferreira 

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se