Cruzeiro precisa se recuperar com urgência e reencontrar o bom futebol
Cruzeiro e Grêmio jogam nesta quarta-feira (27), a partir das 21h, no Mineirão, em jogo adiado da 35ª rodada do Brasileirão 2024, com transmissão pelo SporTV.
Os dois clubes têm muita história para contar. Juntos, representam a resistência ao predomínio do eixo Rio-SP no futebol nacional: são 11 Copas do Brasil, 6 Brasileiros, 5 Libertadores e 1 Mundial. O Cruzeiro conquistou mais títulos nacionais: CB (6×5) e Brasileirão (4×2). O Grêmio detém mais títulos internacionais: LA (3×2) e Mundial (1×0).
Nós, torcedores “fora do eixo”, costumamos dizer que os paulistas têm o poderio econômico a seu favor. Os cariocas têm a CBF e a Globo.
O momento atual dos clubes, porém, não condiz com a história. Ambos estão mal no campeonato. A situação do Grêmio é compreensível em função das enchentes que atingiram Porto Alegre no começo do ano. O Tricolor luta para desgarrar da Z4 e, com a raça que faz parte do DNA do time, deve escapar do rebaixamento e abocanhar uma vaga na Sul-americana.
Quanto ao Zeirão, a palavra que melhor o define deve ser: inércia. O time parece que não entra em campo, só liga a chave depois que o adversário marca um gol, avisando que o jogo já começou.
À beira do campo, temos o Diniz com seu esquema de jogo que não engana nem técnico de várzea. Dizem que o elenco ainda não se adaptou a fórmula de trabalho do comandante. Isso parece que nunca vai acontecer. Com o time estacionado na tabela, não será surpresa se ele ficar no “limbo” na classificação final do campeonato. Ou seja, não cai (o que já é um milagre) e não classifica para os torneios sul-americanos.
O Cruzeiro teve pouco tempo para treinamento e recuperação após o jogo contra o Racing. O meio campista Ramiro e o lateral esquerdo Kaiki estão suspensos. Assim, o provável time titular para o jogo desta quarta (27) deve ser: Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Luca Romero, Lucas Silva, Matheus Henrique, Matheus Pereira; Gabriel Verón e Kaio Jorge.
Nesta terça-feira (26), alguns representantes de torcidas organizadas estiveram na Toca falando com o técnico Fernando Diniz e alguns jogadores. Esse é mais um erro da diretoria. No futebol, cada um deve ficar no seu quadrado.
Que seja um bom jogo com vitória do Cabuloso. Que o imortal vença… os jogos seguintes!
Celeste Gonçalves
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.