Com dois gols, um a favor e outro contra, Leão empata com o Botafogo
Na noite deste sábado (23), o Vitória enfrentou o Botafogo pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe teve um excelente começo de partida e abriu o placar ainda no primeiro tempo com Alerrandro, mas sofreu o empate no fim. Apesar disso, o time segue longe da zona do Z4.
O Rubro-Negro Baiano iniciou melhor na partida, adotando uma estratégia de fortalecer a marcação e sair em velocidade. Com menos de um minuto, Raul Cáceres cruzou rasteiro para o meio. A defesa do Botafogo afastou mal, Janderson pisou para Willian Oliveira, que recebeu e tirou tinta da trave. O Leão manteve esse estilo de jogo, buscando levar perigo à defesa adversária.
Aos 19 minutos, em contra-ataque, Matheuzinho cruzou pela direita, Bastos afastou parcialmente, mas a bola sobrou para Alerrandro. O camisa 9 dominou e bateu cruzado, no cantinho do gol de John, e pôde gritar: “Ale, Ale, Alerrandro!”
Apesar de ter menos posse de bola, o Vitória sofreu pouco no primeiro tempo. A melhor chance do Botafogo foi aos 39’, quando Cuiabano recebeu de Almada e cruzou rasteiro para Igor Jesus, que finalizou de carrinho, mas Lucas Arcanjo defendeu.
Na etapa final, o Glorioso pressionou mais e Lucas Arcanjo teve que trabalhar para salvar o Vitória do empate. Mesmo assim, o Rubro-Negro se defendeu bem e se sobressaía na defesa, com poucas finalizações perigosas do adversário.
Aos poucos, o Vitória voltou a dominar o jogo, fechando os espaços e roubando a bola no momento certo, mas não teve sucesso na ligação para os contra-ataques.
Aos 41’, saiu o gol de empate do Botafogo. Após cruzamento de Matheus Martins, Tiquinho Soares cabeceou, mas a bola desviou em Wagner Leonardo e acabou no fundo das redes. Ainda houve tempo para Tiquinho Soares ser expulso por reclamação, mas sem tempo de reação para o Leão.
O resultado é de suma importância para o Vitória na luta contra o rebaixamento, mantendo a equipe na 12ª posição da tabela, agora com 42 pontos.
Na coletiva de imprensa, Thiago Carpini reafirmou que o objetivo do time é a permanência: “Precisamos focar nos próximos jogos em casa para, aí sim, cravar a permanência e poder falar de coisas maiores. A permanência é nosso primeiro objetivo. Temos um jogo difícil contra o Fortaleza, um clássico regional. Sabemos a dificuldade que vai ser, mas precisamos somar pontos para garantir a pontuação que nos mantém na Série A. Depois pensamos em coisas maiores na competição”, disse o comandante.
O Vitória volta a campo no próximo domingo, às 18h30, contra o Fortaleza, no estádio Barradão, em Salvador (BA).
Por Tamara Ferreira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo