Glorioso enfrenta o Peñarol no Uruguai para confirmar vaga na final da Libertadores
O Botafogo enfrentará o Peñarol nesta quarta-feira (30), às 21h30, em busca da classificação para a próxima fase da Taça Conmebol Libertadores. A partida antes seria disputada no Gramado do Campeón del Siglo, agora mudou para Centenário.
A decisão de transferir o jogo de Peñarol x Botafogo para o Estádio Centenário, com o apoio da Polícia Nacional do Uruguai e do Ministério do Interior, reflete a preocupação com a segurança e a logística do evento. O Centenário, por sua história e capacidade, pode oferecer um ambiente incrível para os torcedores.
PREPARAÇÃO
A equipe Alvinegra finalizou seu último treino nesta segunda-feira (29), visando a preparação para o confronto decisivo da Libertadores. Em seguida, a equipe partiu com grande apoio da torcida e segurança reforçada para o Uruguai, onde enfrentará o Peñarol nas semifinais da Libertadores. No Aeroporto do Galeão, cerca de 80 torcedores recepcionaram a equipe com fogos e sinalizadores, mas o ônibus seguiu direto para o Terminal de Cargas, evitando o contato direto com o público. A expectativa é alta para o jogo decisivo!
Uma das dúvidas para o confronto é em relação a escalação do time alvinegro, visto que a equipe se encontra com 5 jogadores fundamentais pendurados por cartão amarelo, que são eles: o goleiro John, o zagueiro Alexander Barboza, o volante Gregore e os atacantes Luiz Henrique e Igor Jesus. Acredita-se que o técnico Arthur Jorge deve poupar esses atletas para não haver a possibilidade de perder algum deles para a final da Libertadores, caso a equipe avance na competição.
CLIMA TENSO ENTRE AS EQUIPES
O clima entre as equipes não está nada amigável, na tarde desta terça-feira (29), inclusive, os dirigentes do Peñarol cancelaram um jantar de cordialidade que sempre tem entre as equipes que se enfrentam pela Libertadores.
O Peñarol informou ontem para a surpresa de todos que a torcida visitante do Botafogo não poderia entrar no Estádio Campeón Del Siglo por motivos de segurança. Um ofício do Ministro do Interior de Montevidéu foi enviado para o governo uruguaio impedindo a presença da torcida botafoguense. Tal atitude gerou revolta e desentendimento entre as partes envolvidas. O Botafogo acionou a Conmebol, com intuito de garantir que sua torcida e o clube não fossem prejudicados pela atitude unilateral do clube uruguaio.
A Conmebol obriga que o Peñarol recebesse a torcida do Botafogo, mas o presidente do clube manteve sua postura e divulgou uma nota acusando o clube brasileiro de criar um “clima de guerra” e haviam feito uma emboscada aqui no Brasil para prender torcedores do Peñarol e por este motivo não poderia garantir a segurança da torcida no Uruguai.
Sem acordo, a Conmebol oficializou que a partida será disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu, e contará com a torcida local e a torcida visitante. Segundo a instituição, o estádio conta com quase 25 mil lugares a mais que o Campeón Del Siglo, o que facilitaria acomodar a torcida visitante com mais segurança.
EXPECTATIVA PARA O JOGO
A expectativa para a partida é enorme, visto que o Botafogo superou a equipe adversária por 5×0, no Nilton Santos, e mesmo com cinco titulares pendurados, a situação é realmente complicada para o Peñarol. Em entrevista, Diego Aguirre disse:
“Temos que jogar de maneira digna e tentar vencer. Temos que assumir o golpe e tentar sair com a melhor força possível, porque a torcida vai nos apoiar e temos que dar uma vitória”.
Essa afirmação do técnico Diego Aguirre reflete bem o cenário, pois reverter uma desvantagem de cinco gols é um desafio sem precedentes na Libertadores. Focar em jogar de forma digna e buscar uma vitória em casa pode ajudar a elevar a moral da torcida e encerrar a competição de maneira positiva.
Já para o Botafogo, a chance de alcançar a final é um momento histórico e certamente os jogadores entrarão em campo motivados, o clima deve ser de muita expectativa e emoção.
ARBITRAGEM
Árbitros: Piero Maza auxiliado por Claudio Urrutia e Miguel Rocha.
VAR: José Cabero (quarteto chileno).
TRANSMISSÃO
A Paramount+ e a TV Globo anunciam a transmissão.
ESCALAÇÃO PROVÁVEL
BOTAFOGO: Botafogo: John, Vitinho, Bastos, Adryelson, Cuiabano, Danilo Barbosa, Marlon Freitas, Savarino, Óscar Romero, Tiquinho Soares, Thiago Almada.
Técnico: Artur Jorge
Penarol: Aguerre; Milans, Méndez, Rodríguez e Olivera; García (Ramírez), Darias (Pérez), Cabrera, Leo Fernández e Báez; Silvera.
Técnico: Diego Aguirre
Por Rafaela Esteves
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.