FIM DA DATA FIFA, VOLTAMOS A REALIDADE


Bahia precisa vencer para continuar na briga pela vaga da Libertadores

Foto: Rafael Rodrigues | ECBahia

Saudações, Tricolores!

Depois da parada do Campeonato Brasileiro devido ao período da Data Fifa, a competição retorna com força total nessa reta final. Em confronto direto, Bahia e Cruzeiro se enfrentarão nesta sexta-feira (18), às 21h30, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, em partida válida pela 30ª rodada do Brasileirão.

O Esquadrão vem de uma derrota em casa e ocupa a sétima posição, com 45 pontos. Já a Raposa, também derrotada na última partida, vem logo atrás, na oitava posição, com 43 pontos.

Esta partida promete pegar fogo, afinal, as equipes são adversários diretos em busca de uma vaga na Libertadores ano que vem.

PREPARAÇÃO

O Tricolor Baiano só quer esquecer a última partida com o Flamengo, onde teve um péssimo desempenho em campo e foi derrotado por 2 a 0 em casa. Com uma pausa de 13 dias sem entrar em campo, o técnico Rogério Ceni teve tempo suficiente para alinhar a equipe, mesmo com três desfalques. O que obriga o comandante a mudar um pouco a tática da equipe para este duelo importantíssimo.

Foram 10 dias intensos de muito treino e conversas entre comissão técnica e atletas. Ceni trabalhou bastante alternando entre ações regenerativas com a equipe de fisioterapia e academia e atividades em campo com bola, simulando jogadas reais de jogo, parando os atletas para fazer observações de posicionamento e por fim, manutenção da posse de bola através da troca de passes mais eficazes e aperfeiçoamento dos chutes ao gol. Assim como, cobranças de faltas, pênaltis e escanteios.

A comissão técnica reuniu os atletas no auditório e exibiu um vídeo sobre erros e acertos diante do Flamengo. Posteriormente outro vídeo do adversário, pontuando lances que podem fazer a diferença em campo.

O Bahia encerrou sua preparação na manhã desta quinta-feira (17), e enfatizou bastante nas situações diversas de jogo no setor defensivo e ofensivo durante uma movimentação tática. Posteriormente, trabalhou finalizações dentro da grande área, porque a principal falha do Tricolor é o chute ao gol. Os jogadores fazem toda parte tática, mas ao se aproximarem da área de ataque, perdem gols absurdos. Esperamos que esses dias de treino surtam efeito em campo.

O atacante Biel e o volante Acevedo treinaram todos os dias com os colegas e estão entre os relacionados para o duelo contra a Raposa. Os uruguaios Luciano Rodriguez e Ruan Pablo retornaram para o CT depois da liberação da seleção.

Foto: Leticia Martins | ECBahia

DESFALQUES E REFORÇOS

Um grande desfalque para a equipe baiana será do lateral direito Santi Arias. O Colombiano levou cartão vermelho na última partida e além disso, está com a sua seleção participando das eliminatórias da Copa. O provável substituto do lateral é Gilberto. Rezende também estará de fora desta partida, mas por motivos médicos. O meia segue tratando lesão na virilha e ainda não tem previsão de retorno.

Com a suspensão automática, o meia Caio Alexandre também desfalcará a equipe e no seu lugar deve entrar Yago Felipe ou Acevedo. O volante Acevedo estava fora dos campos desde dezembro do ano passado, mas há duas rodadas já estava à disposição do treinador e pode ser uma boa opção, porém não deve jogar os dois tempo, por falta de ritmo de jogo. Outra opção seria deslocar Luciano Juba para o meio-campo e colocar Iago Borduchi na lateral esquerda, ou escalar Carlos de Pena, um meia mais ofensivo, na função.

Já o atacante Biel está apto, pois já está recuperado de uma lesão nas costas. E Everton Ribeiro, que cumpriu suspensão na última rodada, também poderá voltar a campo.

ESCALAÇÃO

Com três desfalques importantes, Rogério Ceni deve mudar o sistema tático do Tricolor e deve iniciar a partida com: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba, Yago Felipe, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Everaldo e Thaciano.

ARBITRAGEM

Quem apitará a partida será Flávio Rodrigues de Souza, auxiliado por Fabrini Bevilaqua Costa e Francisco Chaves Bezerra Junior. A arbitragem de vídeo será responsabilidade do Adriano de Assis Miranda.

TRANSMISSÃO

O jogo será transmitido apenas em canais fechados Premiere e SporTv.

Por Thamires Barbosa

*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se