RASGUEM O REGULAMENTO, A CBF TEM OS SEUS PREFERIDOS!


De maneira arbitrária e sem consenso, CBF ignora a opinião de Corinthians e Vasco e altera as datas da decisão da Copa do Brasil

Divulgação/CBF

Não é segredo para ninguém que Corinthians e Vasco são os “patinhos feios” das semifinais da Copa do Brasil, afinal, quem apostaria nas duas equipes chegando a esta fase? Mais do que isso, quiseram os deuses do futebol que os clubes decidissem suas classificações em casa. Em meio ao clima favorável no Parque São Jorge e em São Januário, eis que a senhora CBF resolve “mexer os pauzinhos”, rasgar o regulamento e deixar claro que alguns clubes têm privilégios. Assim, de maneira árbitra, a entidade alterou as datas das decisões a contragosto do Coringão e do Cruzmaltino.

A mudança ocorre após um pedido do Flamengo, apoiado pelo Atlético Mineiro, equipes que serão visitantes na decisão. As equipes alegam que perderiam atletas para seleções, por isso solicitaram que a semifinal fosse disputada no fim de semana de 19 e 20, enquanto a rodada do Brasileirão seria adiantada para os dias 16 e 17. Ridículo não é mesmo?

Mas o pior é saber que para passar a mão na cabeça de dois clubes, a entidade máxima do futebol FERIU O SEU PRÓPRIO REGULAMENTO. Sim, senhoras e senhores, para beneficiar alguns, a CBF rasgou o regulamento que ela mesma criou.

Vamos explicar…

No regulamento geral das competições, que abrange todos os torneios organizados pela entidade (Copa do Brasil; Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro; Supercopa do Brasil; Copa do Nordeste; e Copa Verde), a “mamãe” estabelece em seu terceiro parágrafo que:

“Um clube não pode solicitar alteração de datas devido a convocação de atletas para a Data Fifa” e mais “As solicitações de alterações de partidas devem ser feitas exclusivamente pelas consideradas “partes interessadas”, que são: clube mandante, federação mandante e a emissora detentora dos direitos de transmissão”.

Ora, ora, ora… se nem Corinthians e o Vasco, tampouco as Federações Paulista e Carioca, ou até mesmo a Globo solicitaram a mudança, como explicar a alteração senão como um beneficiamento a Flamengo e Atlético Mineiro?

Tal mudança é inadmissível, pois mais do que ferir o regulamento, fere a idoneidade da competição. Se já havia um calendário base para as semifinais da Copa do Brasil, qual a necessidade de alterar?

O Vasco da Gama na semifinal da Copa do Brasil é um grande incômodo para a dona CBF, que já escolheu seu lado na competição. Vale lembrar,  que na semana do duelo envolvendo as quartas de final, o Cruzmaltino fez três jogos. Além disso, o Gigante teve dois atletas convocados na data FIFA que chegaram na madrugada do duelo decisivo. No entanto, a CBF achou legal beneficiar o Atlético-MG e ignorar a opinião do Vasco sobre a alteração da data.

A indignação dos presidentes é o sentimento de todos os torcedores. Antes da atitude da confederação, Pedrinho foi consultado sobre a alteração e deixou bem claro que não aceitaria. Do outro lado, Augusto Melo também expôs sua contrariedade à alteração, ressaltando o desrespeito ao clube, a “falta de equidade e transparência”, além do favorecimento claro a uma equipe, neste caso o Flamengo. Entretanto, o Gigante da Colina e o Timão ficaram a ver navios e foram ignorados!

Endossando o discurso do alvinegro, Pedrinho ressaltou que o Galo está claramente sendo beneficiado. O mandatário tem toda a razão e se fosse eu, Aniele, o Vasco não entraria em campo, porque a CBF já escolheu sua final favorita para a Copa do Brasil. Por outro lado, desejo que o Gigante da Colina utilize essa indignação e dê a vida em campo para alcançar a grande final.

Quanto a mim Mariana, trago o questionamento: teriamos uma “Confederação de Beneficios ao Flamengo”? Afinal, foi só o rubro-negro chorar e se queixar da data FIFA, que a mamãe CBF foi lá e deu um jeito. O senhor Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, deixou claro que se o Corinthians segue vivo em três competições e briga contra o rebaixamento e não concorda, o problema é dele, pois o que importa é o rubro-negro carioca. Ou seja? Será como sempre foi na história do clube: contra tudo e contra todos!

O Corinthians luta aos trancos e barrancos no Brasileirão e deu o seu jeito de jogar as três competições. Mesmo com atletas convocados e outros lesionados, a equipe nunca se lamentou. Pelo contrário, fez o simples, colocando um time alternativo nas copas e o principal no Brasileirão. Por isso, puxar para a quinta-feira (17), o confronto direto com o Athletico, que também corre contra o Z-4, sem  ouvir os clubes, é deprimente.

As equipes prometem recorrer judicialmente e cobraram que a instituição cumpra o seu próprio regulamento. Por enquanto fica impossível conter a indignação diante de totalmente desrespeito a Vasco e Corinthians.

Por Aniele Lacerda e Mariana Alves, representantes de Vasco e Corinthians


Deixe um comentário

Veja Também:

Faça o login

Cadastre-se