Após quase três meses, o Flamengo volta aos gramados pela Libertadores
O mês de agosto chegou repleto de decisões (ou aflições?) para os corações rubro-negros! E, depois dos sustos causados pela Copa do Brasil, chegou a vez do Mengão entrar em campo pela Libertadores. A partida de ida das oitavas de final contra o Bolívar acontece nesta quarta-feira (15), às 21h30, no Maracanã, e será transmitida na TV fechada pela ESPN Brasil e na plataforma de streaming Disney+.
Para o confronto contra o time boliviano, o Fla não poderá contar com Cebolinha, Viña e Bruno Henrique. Cebolinha e Viña apresentaram problemas no último jogo e na última segunda-feira (12) tiveram lesões confirmadas. Everton rompeu o tendão de Aquiles da perna esquerda e Viña teve lesão no joelho direito. Acredita-se que nenhum dos dois retornará na temporada 2024. Já Bruno Henrique, apenas cumpre suspensão.
Por outro lado, ainda que sem contratações na janela de transferências, o Flamengo apresentou mudanças nos inscritos da Libertadores. Além de Carlinhos, atacante contratado fora do prazo na competição, o Rubro-Negro inscreveu mais alguns jogadores da base que fizeram parte da conquista da Copa Libertadores Sub-20 sobre o Boca Juniors.
Ainda que o Fla tenha realizado essas alterações, pela importância de garantir o resultado em casa, é possível que Tite seja conservador para cobrir os desfalques, mantendo Ayrton Lucas na esquerda, e entrando com Luiz Araújo na vaga de Cebolinha. Sendo assim, os onze iniciais deverão ser: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Pulgar, Gerson, De La Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo e Pedro.
O Flamengo irá encontrar um time um pouco diferente do que enfrentou na fase de grupos. Na última janela, o Bolívar perdeu três titulares: o lateral-direito Saavedra, o zagueiro equatoriano Ordoñez, e o atacante brasileiro Chico da Costa, que era o artilheiro da equipe.
Em contrapartida, o clube conta com cinco reforços: o zagueiro Anderson de Jesús, os atacantes Fábio Gomes e Oviedo, os meias Granell e Carlos Melgar, e o goleiro Rubén Cordano.
A provável escalação do adversário será: Lampe; Jesús Sagredo, Orihuela, José Sagredo e Fernández; Justiniano, Henry Vaca, Bruno Sávio e Ramiro Vaca; Patito Rodriguez e Oviedo.
Flamengo e Bolívar já se encararam seis vezes e o retrospecto favorece a equipe boliviana: três vitórias deles, contra duas do Fla. Na fase de grupos deste ano, enquanto o time carioca perdeu por 2 a 1 na casa deles, garantiu uma goleada em casa por 4 a 0.
Para o confronto desta quarta (15), é esperado que o time carioca vença mais uma vez e com uma margem de gols segura para garantir vantagem no jogo da volta, já que além do adversário, precisará brigar também com a altitude de 3.600m, em La Paz.
Por Rayanne Saturnino
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.