Bahia volta a vencer e elimina o Botafogo da Copa do Brasil
Saudações Tricolores!
Na noite desta quarta-feira (7), Bahia e Botafogo se enfrentaram na Arena Fonte Nova, em partida decisiva para avançar para as quartas de final da Copa do Brasil. Quem levou a melhor foi o Tricolor Baiano, que venceu a partida por 1 a 0, com gol do estreante Luciano Rodríguez.
Partida
O Tricolor Baiano iniciou a partida com: Marcos Felipe, Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba, Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Thaciano e Everaldo.
Como não víamos há tempos, o Bahia começou a partida com todo gás. Houve uma melhoria nos passes de bola e nos avanços no setor ofensivo. Porém, foi o Botafogo que teve mais chances reais de abrir o marcador, principalmente com Luiz Henrique. O atacante criou a primeira chance perigosa da equipe adversária logo nos primeiros minutos e assim seguiu durante toda a partida, ameaçando Marcos Felipe em todas jogadas que ele participava.
Ao decorrer do tempo, o Bahia passou a ter um pouco de dificuldade na saída de bola. O meio de campo estava sem apoio e os erros voltaram a aterrorizar o campo Tricolor. O goleiro adversário trabalhou pouco.
Já nos acréscimos, Gregore e Arias tiveram um choque considerado normal, mas a equipe do VAR acionou o árbitro, alegando agressão. Ao verificar, o árbitro aplicou o cartão vermelho no volante botafoguense, que abriu demais o braço em direção ao rosto do paraguaio, mesmo com a bola fora de jogada. A expulsão gerou muita discussão nas redes sociais, alegando ação desonesta da arbitragem, mas, ao terminar a partida, o lateral do Tricolor postou um vídeo com uma parte do rosto roxa, e falando que estava tudo bem. A mão pesou demais e a equipe carioca sentiu a expulsão.
No segundo tempo, quem parecia que tinha um jogador a menos era o Bahia. A equipe errava muitos passes e não conseguia finalizar nenhuma jogada. Já o Botafogo criou boas chances, inclusive chegou a ter um gol anulado por impedimento. O tempo foi passando, e a tensão estava instalada na Arena Fonte Nova. O goleiro do Tricolor salvou a equipe com lances claros de gol da equipe carioca. Thaciano ainda teve uma chance cara a cara com o gol, mas o goleiro adversário defendeu a queima roupa.
Com a entrada de Biel e Lucho, nos lugares de Cauly e Thaciano, o panorama da partida mudou. Biel ofereceu mais velocidade ao setor ofensivo tricolor, em especial pelo lado esquerdo. Em pouco tempo em campo, o Esquadrão passou a acumular oportunidades consecutivas. Biel, Arias e Thaciano tiveram ótimas oportunidades de abrir o marcador, mas todos pararam nas mãos graciosas de Jhon. Já Everaldo foi travado por Bastos em bola que iria na direção do gol. O Botafogo ficou mais no setor defensivo, só esperando a oportunidade de cravar um contra-ataque, mas sem sucesso graças também ao goleiro Marcos Felipe.
Aos exatos 41 minutos, Everton Ribeiro deu um passe na medida para o uruguaio Luciano Rodríguez, que de primeira, chutou forte e colocado no canto direito do goleiro Jhon, levando os 37 mil torcedores a loucura, com gritos de alegria com alivio. O arbitro ainda deu 6 minutos de acréscimo, que pareceram ser os mais longos da vida. E finalmente, com o apito final, o Bahia quebrou o jejum em casa e levou a vaga das quartas de final.
Análise de Ceni
O Bahia venceu o Botafogo por 1×0 e garantiu a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil. Após a partida, o técnico Rogério Ceni analisou o triunfo e valorizou a classificação diante do atual líder do Campeonato Brasileiro.
“Primeiro se destacar que o Botafogo hoje ocupa a liderança do Brasileiro e é uma equipe dificílima de ser batida. Destacar a parte tática, fizemos um bom jogo taticamente, oferecendo poucas oportunidades para o Botafogo. Valorização pelo triunfo, pela classificação. Esperamos voltar a ser competitivos, como fomos boa parte do campeonato. Tendemos a ver sempre o jogo de trás para sempre. Quando ganhamos vemos coisas muito boas que às vezes nem são tão boas assim. Hoje fizemos um jogo melhor, sustentamos mais, sofremos um pouco com um a mais. O Botafogo, mesmo com um a menos, causa bastante danos. Fizemos um bom jogo na reta final do jogo. No primeiro tempo foi equilibrado. No começo do segundo, no 10 contra 11, eles foram um pouquinho melhores. Sentimos falta do Ademir, não tivemos Rezende de novo, infelizmente. Acho que foi um bom jogo contra um grande time, e isso que vale bastante ser ressaltado. E precisamos, realmente, voltar a vencer no Brasileiro”, completou.
Próximo duelo
O próximo adversário Tricolor na competição será definido por sorteio. Antes disso, a próxima partida do Esquadrão será no domingo (11), contra seu rival Vitória, duelo válido pela 22ª rodada da Série A, na Arena Fonte Nova.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo