Com derrota para o Fortaleza, Flamengo se despede da liderança
Diante de um público de mais de 57 mil presentes no Maracanã, na noite desta quinta-feira (11), o Flamengo perdeu para o Fortaleza por 2 a 1. Com a derrota para o Leão e as vitórias de Palmeiras e Botafogo, o Rubro-Negro terminou a 16ª rodada do Campeonato Brasileiro ocupando a terceira posição na tabela.
Para a partida contra o Tricolor de Aço, a comissão técnica decidiu interromper o quanto antes as improvisações que vinha fazendo em função das ausências devido à Copa América. E o que tivemos nos dois últimos jogos? Um time que perdeu muito na área defensiva, deixando cinco pontos pelo caminho.
O Flamengo apresentou um primeiro tempo tenebroso, insistindo em jogadas que simplesmente não davam certo. O time passou um bom tempo tentando pressionar o adversário, mas só funcionou no final da primeira metade da partida. Foram onze finalizações para o Fla e nenhuma do Fortaleza, mas os primeiros 45 minutos terminaram em 1 a 1, com um gol contra de Wesley e um pênalti convertido por Pedro.
Para o segundo tempo, o Leão do Pici voltou mais perigoso, e a impressão que ficou foi que o anfitrião voltou ainda mais desligado. O clima que se desenhava era de que o segundo gol dele s era questão de tempo. Assim, aos 17 minutos de bola rolando, numa jogada entre Lucero e Pochettino, o atacante marcou o segundo gol do Fortaleza: 2 a 1 para eles.
Depois de tomar o gol, o Flamengo partiu em peso para o ataque, mas os erros continuaram. Tite fez substituições e terminou a partida com três centroavantes em campo, mas, mesmo com todas as tentativas, nenhuma foi eficaz. Nos últimos minutos do jogo, Gabi chegou a marcar, mas o VAR confirmou impedimento marcado em campo e o gol foi anulado. Após um empate dentro de casa, uma derrota no mesmo lugar.
Na coletiva após o empate contra o Cuiabá, a comissão técnica justificou que dois dias de treino não foram suficientes para as devidas adaptações ao adversário. Aparentemente, uma folga e três dias de treino para enfrentar o Fortaleza também não atenderam à demanda. Será que nove dias para o próximo confronto serão suficientes?
O próximo duelo do Flamengo seria contra o Internacional, mas a partida foi adiada devido ao calendário de jogos do time adversário. Sendo assim, o próximo compromisso do Rubro-Negro será apenas na 18ª rodada do Brasileirão, contra o Criciúma, no Mané Garrincha. A bola rola no sábado (20), às 16h.
Por Rayanne Saturnino
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.