Tricolor bate o Vasco por 2 a 1 e iguala pontuação com o líder Flamengo
Na noite desta quarta-feira (26), Bahia e Vasco se enfrentaram pela 12ª rodada do Brasileirão, na Arena Fonte Nova. O Esquadrão visava somente o triunfo para assumir a liderança da competição e venceu por 2 a 1, mas não dormiu na liderança apenas pelo saldo de gols, porém, a pontuação é a mesma do líder Flamengo – 24 pontos.
A partida
O Tricolor Baiano iniciou a partida com o esquema 4-1-3-2: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba, Caio Alexandre, Everton Ribeiro, Cauly, Jean Lucas, Everaldo e Thaciano.
A partida começou com muitas trocas de passes e avanço dos donos da casa. Logo aos 4’, o Tricolor ameaçou abrir o marcador após uma falta cobrada por Cauly e a infiltração de Thaciano, mas a bola foi por cima do travessão. Logo em seguida, os vascaínos chegaram com uma jogada rápida pela direita, mas foram impedidos pela zaga do Bahia.
Após um contra-ataque, Everaldo acionou Thaciano pela esquerda, que driblou o marcador e chutou cruzado de fora da área. A bola desviou no adversário e foi direto para o fundo das redes. Com o placar ao seu favor antes dos 10’ da primeira etapa, o Bahia cresceu com a força de sua torcida, mas o Vasco não se intimidou e seguiu em busca do empate. Até que aos 20’ conseguiu, quando Paulo Henrique insistiu no bate-rebate dentro da pequena área e chutou para o fundo das redes.
A bola não parava um minuto, a partida foi bem articulada por ambas equipes. Quase o Esquadrão marcou mais um, mas a bola parou no travessão após uma pancada de Cauly. Mais uma vez, o camisa 8 chegou perto de ampliar o placar, quando tentou chutar de cobertura em uma saída do goleiro Leo Jardim, mas a bola passou raspando no travessão. O Bahia passou a dominar mais a posse de bola e ter várias outras oportunidades de gols, mas encerrou a primeira etapa com o empate.
Para o segundo tempo, os atletas voltaram mais dispersos, cometendo alguns erros de passe e deixando o Vasco se espalhar em campo. Aos 15’, David entrou de uma forma mais dura em um lance com o lateral Gilberto, levou o segundo amarelo e, em sequência, o vermelho. Aos 20’, Rogério Ceni fez uma substituição tripla, visando o avanço da equipe em busca do segundo gol. Gilberto, Thaciano e Cauly saíram e deram lugares a Ademir, Biel e Oscar.
Logo no primeiro lance em campo, Oscar foi acionado na área, mas a defesa adversária cortou. Pouco depois, Jean Lucas saiu dando lugar a De Pena. Com o time mais ofensivo, o Bahia pressionava mais o Vasco e o goleiro salvou várias finalizações, mas aos 40’, Oscar Estupiñan definiu mais uma vez o placar, marcando o segundo do Tricolor para o delírio dos 39 mil Tricolores presentes. A jogada foi originada de um contra-ataque, com a assistência do Biel.
Depois do gol do triunfo, o Bahia passou a segurar mais a bola. O Vasco, afoito pelo empate, começou a cometer mais faltas, o que foi bom para o Bahia, pois o tempo foi passando e eles não conseguiram mais chegar a zona de ataque. Assim, o Tricolor Baiano venceu mais uma, mantendo sua invencibilidade na Fonte Nova e na briga pela ponta da tabela.
Com o triunfo, o Bahia segue na briga pela liderança do Brasileirão, que não foi alcançada nesta rodada pela diferença de 2 gols de saldo, mas conquistou. Com 24 pontos, o Tricolor segue na cola do Flamengo, com a mesma pontuação.
Próximo duelo
Nosso próximo adversário na competição será o São Paulo, neste domingo (30), às 16h, no estádio do Morumbis, na capital paulista.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo