O Cuiabá atropelou o Fortaleza, neste domingo (16), na Arena Pantanal, pela 9ª rodada do Brasileirão. Com gols de Clayson, Ramon, Jonathan Cafú, Pitta e Fernando Sobral, o Dourado fez 5, não sofreu nenhum e não tomou conhecimento do adversário. O Tricolor ainda teve Renato Kayzer e Brítez expulsos no fim do primeiro tempo.
PRIMEIRO TEMPO
Logo no início, aos 3’, o Cuiabá saiu na frente. Após bobeira da zaga do Fortaleza, Clayson aproveitou a chance e abriu o placar na Arena Pantanal. Com 11 minutos, Ramon acertou um chutaço de fora da área e ampliou. Vojvoda mexeu no time e colocou Renato Kayzer, mas sem efeito significativo. João Ricardo saiu errado e Jonatan Cafú fez o terceiro, aos 38’.
No fim do primeiro tempo, os ânimos se exaltaram no gramado da Arena Pantanal. Tudo começou quando Petit, técnico do Cuiabá, caiu depois de ser empurrado por Renato Kayzer. O atacante do Fortaleza foi expulso direto. O mister do Dourado também levou o cartão vermelho, depois de Jefferson Ferreira de Moraes, árbitro da partida, ser acionado pelo VAR e revisar o lance no monitor. Brítez recebeu o vermelho por reclamação. Os jogadores se exaltaram e a confusão foi até o vestiário. A bola voltou a rolar e antes do final da primeira etapa, Pitta ainda fez o quarto, em contra-ataque.
SEGUNDO TEMPO
No segundo tempo o Dourado seguiu dominando o jogo. O time da casa teve um pênalti a favor após revisão do VAR, a bola tocou na mão de Tinga. A cobrança foi convertida por Fernando Sobral. Os donos da casa seguiam soberanos e os visitantes não ofereciam perigo. Com o placar construído no primeiro tempo, restou ao Dourado controlar a partida e assegurar o resultado. No apito final, a equipe Matogrossense sentiu o alívio de voltar a ganhar e brilhar diante da sua torcida.
Para o atacante Clayson, o Cuiaba lavou a alma dentro de casa:
“Estou muito feliz. Como se diz: a gente lavou a alma. Voltamos a vencer diante do nosso torcedor. Muito importante, novamente fizemos cinco gols. Construímos a vitória ainda antes das expulsões (do adversário). É claro que depois optamos em ficar mais com a bola, tentar criar chances mais reais de gol, até mesmo para não se desgastar” – destacou o atacante logo após o jogo.
REVIRAVOLTA
O Cuiabá tinha o pior ataque do Brasileirão, mas agora o cenário é outro. O Dourado, que não havia balançado a rede, agora soma 11 gols e tem o oitavo ataque mais efetivo da competição. Com sete pontos na classificação, o Cuiabá deixou a zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do Dourado é contra o São Paulo, na quarta-feira (19). O jogo será, às 19h (de MT), no estádio Morumbis.
Karen Ferraz
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.