Bahia empata com Criciúma, mas segue no G4
Na noite deste domingo (16), Bahia e Criciúma se enfrentaram pela 9ª rodada do Brasileirão, no estádio Heriberto Hulse. O Esquadrão visava somente o triunfo para assumir a liderança da competição, mas, depois de estar perdendo por 2 a 0, conquistou o empate com gols de Everaldo e Caio Alexandre.
Partida
O Tricolor Baiano entrou em campo com o esquema 4-3-1-2: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Victor Cuesta, Luciano Juba, Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Thaciano e Everaldo.
A partida iniciou com uma forte chuva, o campo estava muito pesado e a bola rolava com muita lentidão. Com os atletas arriscando muitos chutes de fora da área, foi assim que Jean Lucas chutou forte e forçou a defesa do goleiro adversário, ganhando o primeiro escanteio. Logo em seguida, Bolasie também ameaçou, mas o goleiro Marcos Felipe acalmou a bola.
Até a metade do primeiro tempo a equipe baiana tinha 61% de posse de bola, mas foi o Tigre que abriu o placar aos 34’ com uma belíssima cobrança de falta do Marcelo Hermes. O Tricolor quase empatou a partida no minuto seguinte, mas o goleiro defendeu. O Esquadrão seguiu tentando o empate, mas finalizou o primeiro tempo derrotado.
Logo no início do segundo tempo, Arthur Caique ampliou o marcador para os donos da casa após um vacilo do zagueiro Gabriel Xavier, mas o Bahia não se abateu com os 2 a 0 e foi atrás do empate. Foram várias tentativas até que aos 13’, após troca de passes na grande área, Everton Ribeiro lançou a bola na pequena área e Everaldo cabeceou para o fundo das redes. No minuto seguinte, o goleiro Gustavo deu um vacilo com a bola, Thaciano estava próximo e avançou, o goleiro cometeu falta e levou cartão amarelo. O VAR chamou o árbitro para um possível cartão vermelho, mas ele seguiu com o amarelo. Na cobrança de tiro de meta, o mesmo goleiro demorou na cobrança e o juiz aplicou outro amarelo, gerando a expulsão. Com isso, o goleiro reserva Alisson entrou no lugar no Matheusinho. A situação desestabilizou a equipe do Tigre e o Tricolor aproveitou os espaços cedidos pelo adversário. Após uma cobrança curta de escanteio para Cauly, ele tocou para Caio Alexandre, que chutou firme de fora da área e empatou a partida.
Na intenção de virar o jogo, Ceni fez uma substituição tripla: tirou Everton Ribeiro, Jean Lucas e Gilberto, e adicionou Estupiñan, Biel e Ademir. O Tigre também fez substituições, mas foi o Bahia que conseguiu ameaçar mais no setor ofensivo.
Já nos acréscimos, Caio Alexandre e Cuesta saíram e deram lugar a Yago e Rezende. O Bahia seguiu pressionando na grande área, mas após bate-rebate a defesa o Criciúma afastou o perigo. No minuto final, Marcos Felipe impediu o terceiro gol dos donos da casa, quase a queima roupa. E assim, a partida encerrou em 2 a 2.
Com o empate, o Criciúma se mantém na zona de rebaixamento com 6 pontos. Já o Bahia, perdeu oportunidade de dormir na liderança e ainda desceu uma posição, encerrando a rodada na terceira colocação, com 18 pontos na competição.
Próximo duelo
Nosso próximo adversário na competição será o Flamengo, na quinta-feira (20), às 20h, no estádio do Maracanã, na capital carioca.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.