Bahia vence o Criciúma e avança para as oitavas da Copa do Brasil
Na noite desta quinta-feira (23), o Bahia foi até o interior de Santa Catarina para enfrentar o Criciúma no estádio Heriberto Hulse, pela partida de volta da Copa do Brasil. No primeiro jogo, o Esquadrão venceu por 1 a 0 e entrou em campo pelo empate. O torcedor baiano sofreu praticamente durante toda a partida, com gols do adversário anulados, duas marcações de pênaltis que foram desconsideradas após avaliação do VAR, e contra-ataques do Tigre, mas, o Esquadrão marcou dois gols no final da partida e garantiu sua vaga para as oitavas de final da competição.
A partida
Rogério Ceni escalou praticamente a mesma equipe que vem trazendo bons resultados nos últimos jogos, com exceção de Everaldo, que sofreu uma fratura na costela e passará algum tempo longe dos gramados para recuperação da lesão. O Tricolor entrou em campo com: Marcos Felipe, Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu, Luciano Juba, Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Thaciano e Rafael Ratão.
O primeiro tempo foi bem movimentado, mas sem gols. Precisando do resultado, os donos da casa entraram em campo com todo gás, indo para cima do seu adversário. Já aos 2 minutos, o árbitro sinalizou pênalti para o Tigre e realmente houve a falta em cima de Bolaise, mas antes disso, o atleta recebeu a bola em situação de impedimento e a marcação do pênalti foi anulada.
A equipe do Carvoeiro continuou indo para cima, buscando brechas, mas a marcação Tricolor estava bem fechada. Até que aos 22’, Felipe Vizeu teve uma chance clara de gol, mas teve o lance parado pela marcação de impedimento. Aos 39’, Vizeu balançou as redes, e mais uma vez teve a frustração de ter seu gol anulado, pela marcação de impedimento.
Para o segundo tempo, Rogério Ceni voltou com a mesma equipe, e quase paga caro por insistir em jogadas previsíveis. Aos 12’, Raphael Claus sinalizou pênalti, após um suposto toque de mão do Arias, mas ao revisar o lance no VAR, verificou que a bola não bateu no braço do colombiano e sim na barriga.
Aos 28’, Ademir entrou no lugar de Ratão para dar mais velocidade na partida e, para finalizar a saga dos gols anulados, aos 31’ Matheusinho marcou mais uma vez, mas estava novamente impedido.
Somente aos 39’, Rogério Ceni resolveu tomar uma providência e fez três substituições simultâneas: Carlos de Pena, Biel e Rezende entraram nos lugares de Everton Ribeiro, Thaciano e Caio Alexandre, e não precisou de muito tempo para De Pena mostrar para que veio.
Aos 44’, De Pena desceu com velocidade pelo meio de campo, tabelou com Biel pela esquerda, a bola voltou para o camisa 14, que do meio da área, bateu colocado no canto esquerdo, sem chances para o goleiro. Logo em seguida, Biel chutou firme, mas a bola foi para a linha do fundo.
Aos 48’, o Tricolor ampliou o marcador com Jean Lucas. A jogada originou de um longo cruzamento de Biel pela esquerda, onde De Pena tocou a bola de cabeça para Jean Lucas, que não perdoou e chutou firme para marcar o segundo e fechar a conta.
Próximo duelo
Nosso adversário na próxima fase da Copa do Brasil sairá após o sorteio da CBF. Antes disso, teremos um duelo importantíssimo pela Copa do Nordeste: o Bahia enfrentará o CRB neste domingo (26), às 18h, em partida válida pela semifinal da competição.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo