Glorioso vence o Universitário no Peru e garante sua classificação
O Botafogo leva a melhor e vence o Universitário por 1×0. A partida aconteceu nesta última quinta-feira (16), às 19h, no Peru. O Glorioso precisava vencer para garantir sua classificação para as oitavas de finais pela Libertadores e cumpriu seu dever de casa para a alegria da torcida Alvinegra.
SOBRE A PARTIDA
O primeiro tempo entre as equipes não foi marcado por grandes momentos, com chances de gol. A equipe peruana tomou a iniciativa e consequentemente obtiveram mais posse de bola, mas sem chegar com muito perigo ao gol. O Glorioso teve uma primeira etapa de pouca inspiração também, aproveitando apenas algumas chances de contra-ataque com os pontas, conseguindo chegar com perigo algumas vezes, mas o principal mérito foi o defensivo.
Na segunda etapa, o jogo voltou com a mesma cara, com o Universitario tentando esboçar uma pressão, mas sem conseguir levar muito perigo, ficando apenas em cruzamentos que eram afastados com facilidade pela defesa Alvinegra.
O Botafogo saía em contra-ataques e quase chegou ao gol com Luiz Henrique, que perdeu grande oportunidade chutando a bola por cima do gol. Após esse lance, ele foi substituído por Jeffinho, que entraria para mudar a história do jogo fazendo o gol aos 31 minutos. Após falha da defesa adversária e belo lançamento de Savarino, Jeffinho ficou cara a cara com o goleiro e bateu colocado para marcar o gol da vitória e da classificação do Botafogo. Depois do gol, o Glorioso conseguiu trabalhar bem a bola e teve bastante solidez defensiva para garantir a sua classificação às oitavas de final da Copa Libertadores da América.
DESTAQUE DA NOITE
O grande destaque da noite foi o atacante Jeffinho, que entrou na segunda etapa para marcar o gol que selaria a classificação do Alvinegro para as oitavas de final da Taça Libertadores. Esse gol foi importantíssimo para o Botafogo, mas também para o atleta, que vinha sofrendo diversas críticas pelas suas recentes atuações.
Outro destaque foi o zagueiro Bastos, que bateu o recorde de bolas interceptadas em uma partida das últimas 3 edições, com 8 interceptações, Bastos superou Nino (Fluminense-BRA) que teve 7 e Gilberto Flores (Libertad-PAR) com 7 também.
Sobre a atuação do defensor, o técnico Artur Jorge disse:
“Meu zagueiro fez um jogo tremendo, não concedeu oportunidades. Mais um grande jogo do Bastos hoje. Como exemplo, serve para os colegas que fizeram um trabalho excelente. Os jogadores do Botafogo foram incríveis hoje “.
QUEBRADOR DE TABUS
Na partida de ida do confronto contra o Universitário, o Glorioso terminou com um tabu de uma série invicta de 28 partidas do time peruano, que não perdia há 8 meses, sendo sua última derrota em 16 de Agosto de 2023.
Nesta partida de volta, o time Alvinegro quebrou mais um tabu contra o adversário: a última derrota em casa do Universitário havia sido em 2023 contra o Corinthians pela Sul-Americana. Desde lá, foram 17 jogos, 14 vitórias e 3 empates até encontrarem com o Botafogo, que terminaram com essa série invicta como mandante.
DE LANTERNA DO GRUPO À CLASSIFICADOS
E olha a virada de chave aí!!!
Quem iria imaginar que o Glorioso, que não disputa a Libertadores desde 2017, estreando na fase de grupos com duas derrotas e era lanterna do Grupo D, hoje seria classificado com uma rodada de antecedência ao vencer o Universitário com gol no segundo tempo? É como diz o ditado: tem coisas que só acontecem com o Botafogo. Da lanterna do Grupo D, o Alvinegro ainda tem a possibilidade de garantir a liderança.
Em coletiva, Artur Jorge se pronunciou:
“Este Botafogo não escolhe adversário ou local para se impor. Tivemos mérito. Conseguimos classificação histórica, tendo que num grupo que se disputa 18 pontos nós tínhamos zero (após 2 jogos). Foi uma recuperação extraordinária e isso é mérito dos jogadores. Muito satisfeito por isso e por ter ganho.”
BRIGA PELA LIDERANÇA?
O Botafogo voltará a campo pelo torneio no dia 28 de Maio, enfrentando a equipe do Junior Barranquilla, em jogo válido pela última rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será disputada no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, na Colômbia, às 19h.
Esse jogo irá decidir quem ficará com a primeira vaga do Grupo D, já que ambas as equipes já estão classificadas para a próxima fase e estão empatadas com 9 pontos, com o Junior Barranquilla ficando a frente no critério de saldo de gols. Para ficar com a primeira colocação, a equipe Alvinegra necessita apenas de uma vitória simples.
Assim ficou o Grupo D após a quinta rodada:
- 1º Lugar | Júnior Barranquilla – 9 pontos
- 2º Lugar | Botafogo – 9 pontos
- 3º Lugar | Universitário – 5 pontos
- 4º Lugar | LDU – 4 pontos
INCENDEIA GENERAL
Boa parte da torcida alvinegra se reuniu na sede de General Severiano para acompanhar a partida entre Botafogo x Universitario. O evento teve o intuito de voltar a tradição e contou com a transmissão ao vivo da partida pelo telão, com churrasco e roda de samba. A festa começou às 17h, e os ingressos foram esgotados, com a torcida Alvinegra fazendo uma grande festa.
PRÓXIMO JOGO
O Glorioso enfrenta o EC Vitória na próxima quarta-feira (22), às 19h, no estádio Manoel Barradas, em jogo de volta válido pela terceira fase da Copa do Brasil.
Por Rafaela Esteves
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.