Com um a menos, Athletico vence o Palmeiras e se torna líder isolado do Campeonato Brasileiro
Na tarde deste domingo (12), o Athletico presenteou as mamães e toda a torcida athleticana com um jogaço em São Paulo. O Furacão venceu o Palmeiras, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro, e assegurou a liderança isolada da competição. A partida terminou em 2×0, com gols de Pablo e Gustavo Gómez (contra).
O início do primeiro tempo começou agitado na Arena Barueri. O Athletico começou impondo seu jogo e, quando viu, já tinha dominado a partida. Muito bem organizado taticamente, o time paranaense só precisava finalizar, e como o técnico Cuca disse aos jogadores, após Gamarra perder um gol, quem não faz, leva.
Já nos acréscimos, Rony tentou no contra-ataque chegar ao gol do Furacão, Bento fez uma grande defesa e em seguida cometeu o pênalti no garoto Endrick. O juiz não pensou duas vezes. Na cobrança, Raphael Veiga tomou distância e bateu. O goleiro Rubro-negro foi espetacular e defendeu com unhas e dentes as traves do Furacão.
E como um ensinamento de mãe, o lema “Quem não faz, leva”, se fez presente novamente. No último minuto de acréscimo da primeira etapa, o Athletico teve uma oportunidade na bola parada. Pablo cobrou a falta e mandou no cantinho do goleiro Weverton, que não teve chances. Primeiro do time no jogo!
Na volta do segundo tempo, os times não tiveram mudanças, sem substituições e mesmo esquema de jogo. O Athletico seguiu superior ao Verdão e aos 14 minutos, Nikão deu um belo passe para Cuello, que cruzou e deixou Gustavo Gómez marcar para o Furacão! Apesar do gol ser contra, o atacante comemorou como se fosse dele. Segundo Rubro-negro.
A partida seguiu e a arbitragem, que já havia cometido erros, voltou a brilhar! Aos 20 minutos, o juiz expulsou o lateral Lucas Esquivel, após uma falta no atacante Endrick. Importante ressaltar que esse foi o segundo amarelo do jogador, que ganhou o primeiro por reclamar ao árbitro de uma falta violenta que sofreu do garoto intocável do Palmeiras.
O Athletico seguiu com um a menos e aos 28 minutos marcou o terceiro de cabeça com Canobbio. Um baita gol, mas, para a infelicidade da torcida, estava impedido.
Novamente precisamos falar dos erros e da atitude conivente da arbitragem. Aos 31’, Fernandinho sofreu uma dura entrada de Raphael Veiga, o juiz expulsou o jogador e o VAR chamou. Após o árbitro mudar sua decisão, retirou o cartão que havia devidamente aplicado e ainda deu cartão amarelo para o volante rubro-negro por simulação. Vai entender, né?
O jogador era o único pendurado do Athletico na partida e fica fora do próximo jogo do Brasileiro, que será contra o Fortaleza, assim como Esquivel, que foi expulso.
A partida terminou com o placar de 2×0 e um ótimo desempenho do Paranaense fora de casa. Com esse resultado, o Athletico é líder isolado da competição, com 13 pontos somados.
Destaque da partida
O destaque da partida vai para o cara que defende as traves do Rubro-negro: Bento! E não poderia ser diferente. O goleiro do Furacão e da seleção brasileira, mais uma vez, teve uma atuação brilhante. Na ocasião de um pênalti marcado para o adversário, o camisa 1 do Athletico pegou, com muita garra e raça, a bola que poderia mudar o jogo. Além de, em diversas oportunidades, assegurar que o muro athleticano continuasse intacto.
Em entrevista na zona mista após a vitória, Bento foi muito elogiado pelo colega da equipe Leo Link, que teve pressentimentos sobre a atuação do goleiro:
“Falei pra ele antes do jogo que eu tinha sentido que ele ia pegar o pênalti. Na hora que saiu o pênalti, falei para o Agustín Canobbio, que o Bento vai pegar”, comentou.
A estrela da equipe brilhou. Leo também comentou a importância do goleiro para a equipe e deixou no ar uma despedida: “Temos que aproveitar enquanto ele está aqui com a gente”, disse.
Marca histórica
Digam obrigado ao maior artilheiro do Furacão no Campeonato Brasileiro por pontos corridos! Pablo Felipe Teixeira, o CR7 das Araucárias, como dizem os torcedores do Athletico. Após marcar o gol de falta na partida, Pablo alcançou uma marca histórica: são 35 jogos pela competição. Assim, o atleta ultrapassou Washington (34 gols) e Paulo Baier (33 gols).
Pablo é o décimo maior artilheiro da história do clube e está há apenas cinco gols de Guará, que fica em nono com 76 gols. Também é o terceiro maior goleador na história do time no Brasileiro. No total, Pablo tem 71 gols em 189 jogos pelo Furacão.
Próximo jogo
O Athletico entra em campo novamente na próxima quarta-feira (15), às 19h (horário de Brasília), na Ligga Arena. A partida contra o Danúbio será válida pela 5ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.
Por mais essa taça!
Por Bruna Dias
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.