O Borussia Dortmund derrotou o PSG e após 11 anos está classificado para a final da Liga dos Campeões novamente
Na tarde desta terça-feira (07), PSG e Borussia Dortmund se enfrentaram em jogo válido pela volta da semifinal da UEFA Champions League. O time alemão emergiu vitorioso mais uma vez, eliminando o gigante parisiense e garantindo sua vaga na final. O placar final da partida foi de 1×0, resultando em um agregado de 2×0 para o Dortmund.
Após uma espera de 11 anos, o Dortmund está de volta à final da Liga dos Campeões, retornando ao icônico Estádio de Wembley, onde em 2013 foi vice-campeão do torneio. Curiosamente, naquela ocasião, o Bayern, que é um possível adversário na final deste ano, foi o vencedor e levantou a taça.
Dependendo do resultado do jogo entre Real e Bayern, o BVB enfrentará o maior campeão da Champions, o Real Madrid, o qual coleciona 13 títulos; ou irá reencontrar novamente o rival alemão, que tem 6 taças da UEFA.
O jogo
O início da partida foi marcado por um envolvimento total do PSG e sua torcida, que fez uma linda festa no Parque dos Príncipes. O time parisiense foi para cima em busca da vitória, pressionando muito o adversário e com um número expressivo de finalizações. Apesar disso, as oportunidades não surtiram efeito e muitas das vezes Kobel brilhou, junto a defesa sólida do Borussia.
Do outro lado, os alemães executaram tentativas no contra-ataque, que incomodaram o goleiro Donnarumma e o obrigaram a fazer uma defesa de outro mundo, ainda no fim da primeira etapa. Tudo igual!
Já no segundo tempo, os europeus voltaram buscando jogo, mas no mesmo esquema, PSG ataca e BVB tenta o contra-ataque. Foi assim que surgiu o momento – único – de gols; o Borussia saiu em velocidade, conseguindo um escanteio. Aos 5 minutos, Brandt bateu cruzado, para Hummels ir lá em cima e cabecear, o jogador testou e mandou a bola para o chão, dentro do gol. O Aurinegro saiu na frente!
Como resposta, o Paris Saint-Germain intensificou ainda mais seu ataque, só não contava com o travessão adversário. Parecia que os deuses do futebol não queriam um gol dos Parisienses. Foram diversas tentativas que pararam na trave, o que deu ao time o título de time que mais acertou a trave na edição da competição.
Nos minutos finais, o PSG criou novas chances com Mbappé e Vitinha, mas os franceses não conseguiram superar a marcação e a barreira das Abelhas. Assim, a equipe comandada por Edin Terzić se classificou para a final da Liga dos Campeões.
Destaque da partida
São Kobel, esse é o goleiro do BVB, uma verdadeira Muralha Amarela! Gregor Kobel sempre foi um bom goleiro, mas nesta tarde foi o maior. Impediu diversas chances do PSG, incluindo um lance espetacular com duas defesas gigantes em segundos. Importante lembrar que o jogador atuou em 11 jogos da Champions e em 6 não sofreu gols.
Quem também merece ser lembrado é o zagueiro Mats Hummels, mais uma vez foi uma estrela! O craque marcou o gol da partida e também foi destaque no jogo de ida.
FINALÍSSIMA
A final da UEFA Champions League acontece no dia 1° de junho, no Estádio de Wembley, em Londres. O Dortmund aguarda a definição do seu adversário, no confronto entre Real Madrid e Bayern.
Em busca do Bi!
Por Bruna Dias
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.