Glorioso terá seu primeiro clássico pelo Brasileirão neste domingo (28)
O Botafogo enfrentará o Flamengo neste domingo (28), em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola a partir das 11h da manhã, no estádio do Maracanã.
PREPARAÇÃO
A equipe Alvinegra se apresentou na sexta-feira (26), no CT Lonier, para realizar suas últimas preparações para a partida. A equipe ainda busca ajustar alguns problemas percebidos por Artur Jorge, além de consolidar as ideias do novo treinador, que desde que chegou ou clube conseguiu realizar pouquíssimos treinamentos com a equipe.
O técnico chegou a dizer que procura melhorar a parte física do elenco, no qual avaliou estar abaixo do ideal no que entende necessário. Artur Jorge também criticou o calendário brasileiro, dando a seguinte declaração:
“Eu não quero fazer parte da polêmica, mas é de fato um calendário muito apertado, não só em relação à performance mas também de lesões. Como acontece em outros clubes, mas também no Botafogo. Isso é agravante, como no meu caso, quando pego um elenco com 22 partidas para trás. O que nós não controlamos dificulta, mas estamos disponíveis para melhorar e minimizar. Os jogos estão lá e teremos que fazer. É difícil para os atletas que têm nível alto para poder corresponder o nível alto das competições.“
LESÃO DE TIQUINHO E OUTROS DESFALQUES
O Botafogo confirmou na tarde desta sexta-feira (26) através de seu departamento médico a lesão do atacante, que ficará fora da equipe por um período estimado de 4 a 6 semanas por conta de um problema muscular no posterior da coxa direita. A lesão vem em um péssimo momento. Pelo tempo de recuperação, o artilheiro deve ficar de fora em ao menos 10 partidas, entre elas do Brasileirão, da Copa do Brasil e do restante da fase de grupos da Libertadores.
Além de Tiquinho, a equipe ainda têm com desfalques Matheus Nascimento, Pablo, Marçal e Rafael.
DISPUTA PELA LIDERANÇA?
As duas equipes tiveram um bom início de Campeonato Brasileiro e no momento figuram o G4 da competição. O time da Gávea é o atual 2º colocado e o Alvinegro o 3º. O atual líder é o Bragantino, que terá uma partida difícil fora de casa contra o Fortaleza na rodada. Com um tropeço da equipe de Bragança, podemos dizer que o clássico carioca poderá valer a liderança para quem sair com a vitória.
HISTÓRICO DO CONFRONTO
Na história do confronto já foram disputados 347 clássicos entre as equipes. O Flamengo leva uma ligeira vantagem com 129 vitórias contra 105 do Glorioso e em 113 jogos o placar terminou empatado.
EXPECTATIVA PARA O CLÁSSICO
Analisando o atual momento das equipes, podemos dizer que o Botafogo entra com um pequeno favoritismo para esse clássico. A equipe Alvinegra vem embalada com 3 vitórias seguidas e jogando um bom futebol, enquanto isso, a equipe rubro-negra nas últimas 3 partidas, venceu uma, empatou outra e perdeu a última. Além dos resultados negativos, em nenhuma dessas últimas partidas o time conseguiu apresentar um bom jogo, o que gerou recentemente algumas críticas da torcida ao técnico Tite.
A expectativa é que o Botafogo consiga fazer algo parecido com o que fez no primeiro turno do Brasileirão de 2023, onde venceu seu rival por 3×2 e exatamente naquele jogo assumiu a liderança do campeonato.
INGRESSOS ESGOTADOS PARA O BOTAFOGO
A massa Alvinegra mais uma vez se fará presente em peso máximo nas arquibancadas do Maracanã. A torcida esgotou todos os ingressos dos 10% destinado à torcida visitante em menos de dois dias e com toda certeza irá fazer mais uma grande festa para apoiar o Glorioso durante os 90 minutos.
EQUIPE DE ARBITRAGEM
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistente 1: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa/SP)
Assistente 2: Evandro de Melo Lima (SP)
Quarto-árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assessor: Raimundo Nonato Lopo de Abreu (DF)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
AVAR: Sidmar dos Santos Meurer (PR)
AVAR 2: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Observador de VAR: Hilton Moutinho Rodrigues (RJ)
POLÊMICA DA ARBITRAGEM
A arbitragem escalada para o clássico gerou muita polêmica, principalmente no clube Alvinegro. Raphael Claus havia sido o árbitro do último encontro entre as equipes no returno do Brasileirão de 2023, que foi um jogo marcado por muitos erros da arbitragem, no qual validaram um gol ilegal do Flamengo por impedimento, a não expulsão do atleta Bruno Henrique que agrediu duas vezes com cotoveladas atletas do Botafogo, além de uma falta em Tchê Tchê no lance que originou o gol da vitória do rubro-negro.
O Glorioso chegou a enviar um ofício a CBF solicitando a retirada do árbitro da partida, além do afastamento dele em jogos do time enquanto estivessem ocorrendo as investigações da CPI de manipulação de jogos e apostas esportivas.
No documento o Botafogo diz:
“O árbitro em questão não goza da necessária independência e imparcialidade – nem da confiança do público e demais atores envolvidos, incluindo o próprio CR Flamengo – para arbitrar partidas da SAF Botafogo, pelo menos não enquanto as investigações da CPI não forem concluídas”.
A CBF ignorou o pedido do Botafogo para o afastamento do árbitro, segundo o presidente Ednaldo Rodrigues, a decisão de manter o juiz foi do presidente da comissão de arbitragem, Wilson Seneme, que diz confiar na capacidade e imparcialidade de Claus para apitar o clássico.
ONDE ASSISTIR
A partida contará com a transmissão do canal Premiere.
ESCALAÇÃO
Botafogo: John, Damian Suárez, Lucas Halter, Bastos e Hugo, Marlon Freitas e Gregore, Luiz Henrique, Savarino, Júnior Santos e Eduardo.
Técnico: Artur Jorge
Flamengo: Rossi, Varela, Fabricio Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas, Pulgar, De La Cruz e De Arrascaeta, Luiz Araújo, Bruno Henrique e Pedro.
Técnico: Tite
PRÓXIMA PARTIDA
O time Alvinegro volta ao campo, na próxima quinta-feira (2), contra o EC Vitória em sua estreia pela Copa Brasil, em jogo de ida da terceira fase da competição, às 19h, no Estádio Nilton Santos.
Por Rafaela Esteves
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.