Glorioso vence primeira partida na fase de grupos da Libertadores 2024
O Botafogo dominou completamente o confronto nos 90 minutos, mas o placar foi construído todo na segunda etapa. O jogo foi válido pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores 2024, contra o Universitário e o Glorioso venceu a partida por 3×1, em jogo disputado no Estádio do Nilton Santos, às 19h.
SOBRE A PARTIDA
O Botafogo teve controle da partida desde o princípio, mas não conseguia chegar com tanto perigo ao gol adversário. O destaque do primeiro tempo foi infelizmente a lesão do craque Tiquinho Soares, que precisou ser substituído e dar lugar ao Sheik Eduardo. O Alvinegro ainda conseguiu chegar ao seu primeiro gol na primeira etapa com Júnior Santos, mas o lance foi anulado por impedimento.
Na segunda etapa, Artur Jorge voltou com Barboza no lugar de Bastos. O zagueiro ainda participaria do primeiro gol do Botafogo, após lançar bola para Savarino que ajeitou para Júnior Santos girar e rolar para Eduardo completar para o gol, logo no primeiro minuto da etapa final. O segundo gol não iria demorar a sair, aos 11’ Savarino achou um belo passe para Luiz Henrique que ficou cara a cara e driblou o goleiro para marcar um golaço e ampliar o placar.
O Glorioso após os gols conseguiu controlar muito bem a partida, não dando oportunidades de perigo ao time peruano e chegando com perigo algumas vezes após boas triangulações.
Aos 46’ depois de uma boa jogada pela lateral de Mateo Ponte, deu bela assistência para Eduardo marcar seu segundo gol na partida e o terceiro do Botafogo.
Na sequência do gol, ainda haveria tempo para o Universitário diminuir o placar com Olivares, que recebeu com liberdade e chutou cruzado para diminuir o placar da equipe visitante. O Glorioso, com a vitória, ainda terminou com uma série invicta de 28 partidas do Universitário, que não perdia há 8 meses, sendo sua última derrota em 16 de Agosto de 2023.
COMO FICA O GRUPO?
Mesmo com a vitória, o Botafogo continua na lanterna do Grupo D com 3 pontos. Porém, mesmo sendo o último na classificação, o Glorioso se aproxima de seus rivais, ficando apenas a 2 pontos de assumir a liderança. No momento a situação do grupo é a seguinte:
- 1º Lugar | Júnior Barranquilla – 5 pontos
- 2º Lugar | LDU – 4 pontos
- 3º Lugar | Universitário – 4 pontos
- 2º Lugar | Botafogo – 3 pontos
Dependendo dos resultados, pode ser que o Botafogo inclusive assuma a liderança do grupo na próxima rodada.
LESÃO DE TIQUINHO
Tiquinho precisou ser substituído logo aos 9’ da primeira etapa, após sentir dores na coxa direita em um lance defensivo no qual tentou interceptar a bola. O atacante até tentou continuar na partida, mas não teve condições e precisou sair para a entrada de Eduardo.
A lesão preocupa e muito a torcida Alvinegra, já que o Botafogo não possui atacantes reservas para substituir Soares. Vale lembrar que o Alvinegro vendeu recentemente Janderson para a equipe do Vitória e o Matheus Nascimento se lesionou na segunda rodada do Campeonato Brasileiro e ficará pelo menos 4 meses fora dos gramados.
O Glorioso tem um compromisso importantíssimo no domingo (28) contra o Flamengo, além de uma sequência complicada pela Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. O Botafogo precisará contar com Júnior Santos e Eduardo improvisados, ou atacantes da base, caso Tiquinho tenha que passar por um período de reabilitação.
Na atual temporada, o atacante já disputou 18 partidas, com 6 gols marcados e 5 assistências, demonstrando toda sua importância para a equipe.
DEDO DE ARTUR JORGE?
Artur Jorge começa a conseguir implementar sua filosofia de jogo e já consegue colher alguns frutos mesmo com pouco tempo de trabalho. A equipe chegou a uma sequência de 3 vitórias consecutivas. Nesse período o Botafogo marcou 9 gols e sofreu apenas 2.
Mais do que os bons resultados, chamam atenção as boas atuações da equipe, que vem conseguindo controlar a posse de bola e ser muito perigoso ofensivamente. Estilo que Artur diz que pensa como filosofia para a equipe Alvinegra, com um futebol ofensivo e bonito de ser ver, como gosta de dizer o treinador.
Sobre a partida de hoje, o técnico destacou:
“Tivemos um arranque em falso na fase de grupos, era importante vencer hoje. Estou muito contente por vencer meu primeiro jogo da Libertadores num ano que ganhei jogos de Champions. Do ponto de vista pessoal, é extraordinário. Mas neste momento o importante foi ter ganhado três pontos de forma muito justa. Não foi ganhar só por ganhar, ganhamos com um bom desempenho. Fomos claramente superiores”.
ESPETÁCULO NA ARQUIBANCADA
E mais uma vez a torcida do Glorioso recebe os jogadores com uma linda festa na arquibancada, contando com um belíssimo mosaico que nos remete a frase “no lugar de um coração, bate uma estrela”. E esse foi literalmente o sentimento que a torcida passou na partida de hoje, mesmo com todos os contratempos, o fato do jogo ser dia de semana e o horário que acaba não sendo muito favorável para os Alvinegros, a torcida se fez presente e mostrou o que é verdadeiramente apoiar um time, independente de qualquer coisa.
Em coletiva, Arthur Jorge disse:
“Demonstrar minha gratidão ao que tivemos hoje com a torcida. Foi o primeiro espetáculo que tivemos em campo. Era impossível não termos o resultado com o que criaram em termos de atmosfera, em elevar nossa adrenalina. A exibição se deve muito ao que a torcida preparou, como nos acolheu, é muito importante ver o estádio cheio. A intimidade comigo dependerá dos resultados, mas estarei aqui para dar o meu melhor. Vamos sempre contar com eles e vejo que serão peças fundamentais no nosso caminho aqui pelo Botafogo”.
PRÓXIMA PARTIDA NA LIBERTADORES
O Botafogo voltará a campo pelo torneio no dia 8 de Maio, enfrentando a equipe da LDU, em jogo válido pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida será disputada no Estádio Nilton Santos, às 21h30.
PRÓXIMA PARTIDA NO BRASILEIRÃO
O time Alvinegro volta ao campo, no próximo domingo (28), contra o Flamengo. A partida será válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro e acontecerá às 11h (horário de Brasília), no estádio do Maracanã. A torcida esgotou todos os ingressos disponibilizados para o setor visitante, com isso o Botafogo poderá contar mais uma vez com uma linda festa e um apoio incondicional de seus torcedores.
Por Rafaela Esteves
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.