Palmeiras inicia trajetória no Brasileirão 2024 com triunfo sobre o Vitória
Na noite deste domingo (14), o Alviverde Imponente, atual campeão da série A, foi a campo no Barradão e venceu o Vitória, atual campeão da série B, pelo placar de 1×0. O duelo foi válido pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
Diante da pesada sequência de jogos em que o elenco principal vinha atuando, Abel Ferreira decidiu poupar alguns titulares e escalou um time alternativo diante de um Vitória que estava há 23 partidas sem perder em casa.
Não tivemos uma espetacular atuação por parte do Verdão, mas a equipa do técnico português começou o campeonato com o pé direito ao vencer o jogo, garantindo os três pontos.
A PARTIDA
Ambas as equipes queriam fazer uma boa estreia. O jogo foi equilibrado e a quantidade de tentativas de chegar ao gol foram bem próximas: 14 finalizações do Palmeiras e 12 do Vitória.
No primeiro tempo, o primeiro lance de perigo veio somente aos 17 minutos, quando Raphael Veiga pegou uma sobra na entrada da área e finalizou de primeira, mas a bola ficou nas mãos do goleiro adversário. Logo na sequência, aos 18’, o Rubro-Negro Baiano respondeu. Dentro da área, Lucas Esteves tocou para Alerrandro, que recebeu, mas perdeu o domínio, deixando o caminho livre para a defesa de Weverton. Ainda bem que a lei do ex não vingou aqui.
Sem perder tempo, a resposta alviverde veio aos 19’, com Richard Ríos abrindo o placar. A bela jogada coletiva começou com Gabriel Menino dando bom passe para Raphael Veiga. O camisa 23 cruzou para Endrick ajeitar de cabeça para Rony, que desviou da marcação e mandou para Ríos finalizar da entrada da área. Bola dentro da rede, 1×0 Verdão.
Depois disso, o time da casa tentou uma reação com Matheus Gonçalves aos 36’ e Osvaldo aos 46’, ambas barradas pelo arqueiro alviverde.
As chances do segundo tempo começaram aos 17’, com Raphael Veiga, que tentou cobrança de falta direto para o gol, mas a bola foi para fora. Aos 24’, Murilo subiu de cabeça após cruzamento de Lázaro, mas Lucas Arcanjo defendeu. Aos 26’, Flaco López cruzou para Rony, que dividiu com o goleiro adversário, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Aos 36’ Gabriel Menino também tentou cobrança de falta direto para o gol, mas sem resultado. Logo na sequência, Lucas Arcanjo saiu jogando errado nos pés de Rony, mas o camisa 10, que estava sozinho, demorou para finalizar e deixou a defesa adversária se recuperar.
Após essa enxurrada de tentativas do Palmeiras, o Vitória respondeu com Zeca aos 39’, mas o chute foi defendido por Weverton. O Verdão ainda criou oportunidades com Flaco López aos 45’ e Lázaro aos 48’, mas nada mudou. Triunfo alviverde para a alegria da torcida que canta e vibra, e da nação tricolor (entendedores entenderão).
O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (17) contra o Internacional na Arena Barueri, às 21h30. A partida será válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.
Que a trajetória em busca do tri brasileiro seja de muitos triunfos!
Cabeça fria, coração quente!
Avanti Palestra!
Por Rafaela Cerqueira
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo.