Encarar o desafio em São Januário é sempre uma prova de fogo, e dessa vez o Tricolor Gaúcho sentiu a pressão. Em sua estreia no Campeonato Brasileiro Série A, o Grêmio enfrentou o Vasco, em um embate repleto de intensidade, mas acabou sendo superado e sofrendo uma derrota pelo placar de 2 a 1.
O Imortal Tricolor teve um início complicado, não somando pontos nesta primeira rodada e ocupando a 17ª posição na tabela. No entanto, não há motivo para desespero, afinal, o campeonato está apenas começando e há muito jogo pela frente para se recuperar.
O Grêmio entrou em campo sendo pressionado pelo time da casa desde o início. Logo nos primeiros minutos, Renato Portaluppi teve que fazer uma substituição forçada após Kannemann se chocar com Mateus Carvalho, obrigando o zagueiro gremista a sair do jogo. Gustavo Martins entrou em seu lugar e, em seu primeiro lance, ao olhar do árbitro cometeu uma falta dentro da área em cima de Rossi, resultando em um pênalti. No entanto, após revisão do VAR, a penalidade foi anulada e o jogador vascaíno recebeu um cartão amarelo por simulação.
A pressão incessante do Vasco finalmente deu resultado quando David aproveitou o rebote e abriu o placar para a equipe da casa. Pouco depois, quase no finalzinho do primeiro tempo, Mateus Carvalho ampliou a vantagem após uma cobrança de escanteio, deixando o placar em Vasco 2 x 0 Grêmio. No entanto, a sorte não estava ao lado do time gremista, que contestou um pênalti após uma análise minuciosa do árbitro e do VAR, concluindo que não houve intenção por parte do jogador vascaíno em tocar a bola com a mão.
A etapa complementar começou com um pouco melhor para o lado gremista, que viu mais oportunidades surgirem para o Imortal. João Pedro e Nathan Fernandes tiveram chances de diminuir a diferença, porém, não conseguiram converter.
O gol do Grêmio veio dos pés de um zagueiro: após cobrança, a bola sobrou para Gustavo Martins, que reduziu a desvantagem para 2×1. O Grêmio lutou pelo empate e até sonhou com a virada, mas suas finalizações não foram precisas o suficiente, enquanto o time da casa soube administrar a partida.
O Grêmio agora volta a campo na quarta-feira (17), na Arena, às 19h, para enfrentar o Athletico-PR.
Por Noara Tainá
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo