De virada, Bahia vence o Ceará no Castelão
Na noite desta quarta-feira (6), o Bahia foi até a Arena Castelão para enfrentar o Ceará. O Tricolor da Boa Terra bateu a invencibilidade do Vozão, que não perdia em casa. Com gols de Everaldo e Thaciano, o Bahia venceu de virada por 2×1 e se isolou na liderança do grupo B, com 12 pontos. Já a equipe cearense se complicou na competição e soma apenas 6 pontos, ocupando a penúltima colocação do grupo A.
O Jogo
O Tricolor iniciou a partida com: Marcos Felipe, Santi Arias, Kanu, Victor Cuesta, Rezende, Caio Alexandre, Juan Lucas, Thaciano, Everton Ribeiro, Cauly e Everaldo.
A equipe cearense dominou os primeiros minutos da partida e pressionou bastante o Bahia. Logo aos 9’, o Vozão abriu o marcador com Erick Pulga, que costurou toda zaga e achou uma brecha para chutar para o fundo das redes, sem chances para Marcos Felipe.
Na sequência, o Bahia equilibrou a partida e passou a arriscar mais. Por incrível que pareça, quem mais ofereceu perigo foi Everaldo: Insistiu tanto que se concretizou aos 37’, quando Thaciano brigava com uns 5 adversários, e quase sem força, deu um toquinho para Everaldo, que chutou bonito e cruzado no canto esquerdo de Richard. O Esquadrão quase virou a partida nos minutos finais da primeira etapa, com um chute bem colocado de Jean Lucas, mas defendido pelo adversário.
A equipe baiana voltou para a segunda etapa com outra postura de jogo. O Tricolor sufocou o Vozão no seu campo de defesa, mas pecava nos passes e não conseguia concretizar as jogadas. Já o time cearense apostava nos contra-ataques para surpreender o Esquadrão.
Melhor na partida, o Bahia foi recompensado e conseguiu a virada com gol de Thaciano. Ele fez o pivô, abriu na direita para Santi Arias e foi para a área receber. O lateral cruzou rasteiro e o camisa 16, mesmo dividindo com a marcação, conseguiu chutar firme e virar no placar.
Aos 41 minutos, Biel deu uma caneta no defensor cearense e bateu na saída de Richard, mas o goleiro abafou o chute. Na sequência, após cruzamento da direita, Guilherme Castilho cabeceou à queima-roupa e Marcos Felipe espalmou a bola em cima da linha. A torcida e os atletas pediram a validação do gol, mas o bandeirinha e o árbitro não marcaram nada. O Ceará seguiu pressionando, mas teve que se conformar com a derrota em casa.
O próximo desafio do Bahia será contra o Jequié, no sábado (9), às 16h, no estádio Waldomiro Borges. A partida será a primeira da semifinal do Baianão.
Por Thamires Barbosa
*Esclarecemos que os textos trazidos nesta coluna não refletem, necessariamente, a opinião do Portal Mulheres em Campo